ABNT dicas para trabalho acadêmico!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

ABNT
ABNT

Antes de tudo, quem nunca precisou redigir um trabalho acadêmico, seguindo as regras da ABNT? Quem já o fez conheceu, na prática, o significado da palavra detalhe. Afinal, formatar um documento nesses moldes é uma tarefa que exige dedicação e respeito às diretrizes. Do mesmo modo, o órgão responsável pela padronização de trabalhos com caráter científico e tecnológico é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Acima de tudo, mais do que determinar as regras de redação dos projetos acadêmicos, a ABNT regula todo e qualquer tipo de produção. 

Primeiramente, você sabe qual é a importância disso? Nesse sentido, é simples de entender. Padronizar processos é a garantia de que algo pode ser aprendido e ensinado por qualquer pessoa, uma vez que se emprega uma linguagem comum.  Assim, se você acabou de ingressar no Ensino Superior e está de cabelo em pé só de pensar no que vem pela frente com as normas, fique tranquilo, você não está sozinho!

Muitos estudantes reclamam da obrigatoriedade das normas ABNT nos trabalhos de conclusão de curso (TCC) e não entendem por que isso é necessário. A formatação é importante para que todos os documentos sejam entregues da mesma forma e facilmente compreendidos pelos avaliadores. Assim, é possível garantir que apenas as fontes padrão legíveis sejam utilizadas, que as margens sejam razoáveis e o espaçamento não seja usado para aumentar ou diminuir o número de páginas. 

Como estruturar seu trabalho no padrão ABNT?

As regras da ABNT costumam ser as mesmas para monografias e para o TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso.Dessa forma, importante ter em mente que o que constitui um bom TCC é um estudo consolidando todo o conhecimento adquirido durante a formação.

Portanto, as normas da ABNT direcionam esse trabalho para que as ideias do estudante sejam dispostas de maneira clara, lógica e objetiva.

Divisões do trabalho segundo as regras da ABNT

Saber todos os princípios que regem a formatação do trabalho acadêmico ajuda a nortear o desenvolvimento dele.

Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais obrigatórios são:

  • Capa
  • Folha de rosto
  • Resumo
  • Sumário.

Fazem parte ainda dos elementos pré-textuais, porém não são obrigatórios:

  • Dedicatória
  • Agradecimentos
  • Epígrafe
  • Abstract (resumo ou apresentação)
  • Lista (ilustrações, tabelas, siglas).

Elementos textuais

Agora é o momento onde começa a ser escrito o conteúdo do trabalho. Constam:

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão.

Elementos pós-textuais

Por fim, os elementos pós-textuais, que são compostos por:

  • Bibliografia
  • Anexos e apêndices.

Formatação ABNT

A formatação é um dos principais itens das regras da ABNT. Para essa tarefa, considerar aspectos como fonte, margem, estrutura dos tópicos e espaçamento entre as frases. Normalmente, todas as normas exigidas para monografias e TCCs. Também faz parte da formatação a ordem do conteúdo do trabalho.

A folha do TCC deve estar no tamanho A4, que é o padrão na maioria dos editores de texto, mas é bom se certificar de que o seu arquivo está no tamanho correto. 

Nesse sentido, os textos em fonte Arial ou Times New Roman — a Calibri, padrão do Word, está proibida. A letra deve estar em tamanho 12 e na cor preta, exceto em legendas, tabelas, citações longas ou referências, quando a regra é o tamanho 10. O destaque itálico aplicado em palavras e expressões em outros idiomas. 

O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 no texto — e não 1,15 ou 1,2, como é o padrão de alguns programas — e 1,0 nas citações longas (com mais de três linhas). As margens fixadas em 3 centímetros nas partes superior e esquerda e em 2 centímetros nas outras (inferior e direita).

Elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão

Como mostramos antes, os elementos textuais compõem o conteúdo geral do trabalho. É onde a ideia será apresentada e desenvolvida, com base em pesquisas e no ponto de vista do autor. 

  • Na introdução, o autor precisa deixar claro o que será abordado no estudo, apresentando o leitor no assunto. 
  • O desenvolvimento é a principal parte do trabalho, onde são apresentados todos os elementos que o compõem, como objetivo geral, objetivos específicos, metodologia utilizada, pesquisas e referências.
  • Na conclusão, o autor deve mostrar seu ponto de vista sobre o estudo.

Dicas para estruturar bem seu trabalho

Além de respeitar os princípios de formatação do TCC e monografia, é importante apresentar um conteúdo claro e rico em informações. 

  • Entenda as etapas do trabalho, o primeiro passo já foi dado. Já foi visto quais são as etapas e estruturas das regras da ABNT. É importante que elas estejam bem esclarecidas para que você possa continuar o trabalho sem grandes dificuldades.
  • Escolha seus argumentos, é por meio dos argumentos que o seu projeto será reconhecido. Por isso, enquanto estiver desenvolvendo seus estudos certifique-se de incluir dados estatísticos e históricos, citações e exemplificações. 
  • Escreva um texto objetivo, muita informação pode confundir o leitor. Procure, então, selecionar argumentos diretos que ressaltam o seu ponto sobre o assunto em questão.
  • Desenvolva com clareza, tenha o cuidado de apresentar um raciocínio lógico sobre a ideia exposta. Garanta que o texto seja de fácil compreensão e não gere dúvidas. 
  • Traga soluções, ao definir o tema de sua pesquisa, pense também o que você pode solucionar com o estudo apresentado. A maneira como as pesquisas são utilizadas para encaminhar uma boa conclusão conta muito à nota final do trabalho.
  • Esteja atento ao português, esse é um ponto fundamental para qualquer trabalho acadêmico, mas, principalmente ao TCC. Procure se atentar à gramática, uma vez que seu trabalho pode servir de inspiração e referência a outras pessoas.
  • Revise seu texto, os trabalhos acadêmicos são, geralmente, muito extensos, o que demanda enorme dedicação. Sempre que surgir um ótimo pensamento, registre-o sem se preocupar com normas e gramática. Depois, volte e faça as adequações. Também vale dizer que é preciso fazer diversas revisões em busca de erros ortográficos, falhas na narrativa e incoerências na formatação.

Veja Mais:

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!