Aços para Arames e Fios Características

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Os aços para arames e os aços para fios são a matéria-prima para os processos de trefilação, que geram estes produtos. A trefilação consiste em se tracionar um material contra uma matriz, produzindo um fio, arame ou tubo de seção transversal uniforme. Por meio da laminação a quente, o aço se transforma no fio-máquina com uma seção de poucos milímetros, passando pelas matrizes de trefilação para a produção de arames.

Como a trefilação é um processo de fabricação por meio de conformação plástica, o trabalho a frio afeta as propriedades do aço. A resistência mecânica e a dureza do aço aumentam por ação do encruamento às custas da sua ductilidade, um fenômeno que é favorecido pelo teor de manganês e outros elementos de liga. O aumento na resistência mecânica é proporcional à redução de área da seção transversal, onde quanto maior à redução maior o aumento da resistência.

Composição dos Aços para Arames e Fios

A composição dos aços para arames e fios varia, podendo ser aços de baixo, médio ou alto carbono e aços ligados, dependendo da aplicação. Os aços de baixo carbono encontram aplicação na produção de parafusos e rebites, já que são mais dúcteis e permitem maiores conformações. A partir dos aços de médio carbono se produzem cabos de elevação e afins, já que possuem uma atrativa combinação de ductilidade e resistência mecânica. Já para os aços de médio, alto carbono e aços liga, o estado encruado é preferível para maior resistência mecânica e ao desgaste. Os arames e fios de aço de alto carbono são os mais importantes, se destinando a aplicações que exigem grandes valores de propriedades mecânicas. Os aços liga são preferíveis quando se deseja uma resistência à corrosão, à fluência e outros benefícios que os aços carbono não podem proporcionar.

De toda forma, o emprego destes aços pode se dar no estado recozido (tratamento térmico) ou encruado (trabalho a frio). Para os aços de baixo carbono é preferível que passem por recozimento, para uma recuperação de sua ductilidade.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!