Aços para Cementação

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Aços para Cementação

Os aços para cementação se destinam ao tratamento termoquímico de mesmo nome, havendo melhoria nas propriedades de sua camada superficial. O enriquecimento de carbono na superfície da peça que a cementação proporciona, aumenta a dureza, e a resistência ao desgaste, sendo um processo muito popular.

Há diversas variações da cementação, sendo geralmente um processo complexo que exige certos requisitos do material. Muitos aços apresentam condições satisfatórias para este tratamento, se classificando em aços carbono, aços de baixa liga e aços de alta liga.

Aços Carbono para Cementação

Estes aços possuem um baixo teor de carbono, entre 0,08% e 0,25%, podendo haver outros elementos de liga. O manganês é um elemento de liga muito desejável para este material, já que aumenta sua usinabilidade, facilita a carbonetação e melhora seu endurecimento. O seu tratamento térmico é facilmente controlável.

Estes aços possuem propriedades inferiores às dos aços liga, porém apresentam menor custo e podem possuir propriedades adequadas para muitas aplicações. Dentre algumas aplicações citam-se pinos, engrenagens pequenas, fusos, roletes, e baixas solicitações em geral.

Aços de Baixa Liga para Cementação

Possuindo de 1% a 2% de elementos de liga como cromo, níquel e molibdênio, estes aços possuem boa temperabilidade e resistência mantendo ductilidade. São aços para cementação que encontram muitas aplicações na indústria automobilística em coroas, pinhões, parafusos, eixos de comando, dentre outras.

Aços de Alta Liga para Cementação

O teor de elementos de liga nestes aços é maior do que 2% e o teor de carbono não deve ser maior do que 0,25%. A temperabilidade que possuem é muito alta, sendo possível atingir grandes valores de resistência e tenacidade do núcleo. Estes aços são mais caros e sua fabricação possui certas dificuldades, o que limita sua disseminação. Os aços de alta liga possuem aplicações similares às dos aços de baixa liga, porém para condições de trabalho mais severas.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!