Aços Estruturais: Características Tipos e Aplicações

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Aços Estuturais

Aços estruturais são materiais de construção mecânica que combinam muito bem resistência mecânica, trabalhabilidade, disponibilidade e baixo custo. Para algumas aplicações, a resistência mecânica não é um fator vital, assim como o seu peso, de forma que os aços carbono simples são suficientes. Já em aplicações mais sofisticadas, é preciso uma melhor relação resistência/peso. Também se faz necessário uma maior resistência à corrosão, sendo mais indicados os aços de alta resistência e baixa liga.

Aços Carbono Estruturais

Dentre os requisitos que esta classe de aço precisa cumprir cita-se ductilidade, homogeneidade, soldabilidade, alta relação resistência/escoamento, permitir corte por chama sem endurecimento e razoável resistência à corrosão. Os aços de baixo e médio carbono laminados atendem a maioria destes requisitos. Se faz necessário, apenas, adicionar baixos teores de cobre para aumento da resistência à corrosão.

O concreto armado é uma das aplicações mais importantes deste tipo de aço estrutural, sendo ainda classificados em aços de dureza natural, encruados a frio ou patenteados. Como o nome sugere, os aços de dureza natural possuem menor dureza e resistência do que os aços que passam por processos mecânicos de encruamento ou tratamentos térmicos de patenteamento.

Aços de Alta Resistência e Baixa Liga Estruturais

Este tipo de aço é desejável quando se busca aumentar a resistência mecânica, à corrosão, à fadiga e ao choque. Estes requisitos se cumprem sem afetar a trabalhabilidade e a soldabilidade do material. Dentre os principais elementos de liga destes aços cita-se o manganês, fósforo, silício, cobre, cromo, níquel, molibdênio, zircônio, alumínio, etc.

O principal campo de aplicação dos aços de alta resistência e baixa liga é nos setores de transporte, tais como automobilístico, ferroviário e construção civil. Para estas aplicações a principal vantagem é a economia de peso, se fazendo necessário apenas 2/3 do peso de um aço carbono comum para conferir a mesma resistência mecânica. A soldabilidade destes aços também é superior em comparação aos aços carbono típicos.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!