Aços Inoxidáveis: Características dos Principais Tipos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Aços Inoxidáveis

Os aços inoxidáveis possuem de 10% a 20% de cromo e não se enferrujam, pois este elemento forma uma película protetora de óxido de cromo. Estes aços são muito populares, já que além de serem resistentes à oxidação possuem um aspecto nobre.

De acordo com a sua microestrutura há a classificação destes materiais em aços ferríticos, austeníticos e martensíticos.

Aços Inoxidáveis Ferríticos

Estes aços possuem uma microestrutura ferrítica, e já que não formam martensita após têmpera, possuem baixa resistência mecânica e dureza. Os principais atrativos destes aços inoxidáveis são seu baixo custo e sua boa resistência ao calor. As principais limitações em seu uso incluem sua baixa resistência ao impacto, fragilização após soldagem e também restrição para aplicações criogências. Para produtos mais simples e que não estão sujeitos a condições extremas de serviço, os aços ferríticos podem ser os mais adequados por conta de seu baixo custo.

Aços Inoxidáveis Austeníticos

Pela ação do níquel e do manganês há retenção de austenita à temperatura ambiente para estes aços. Graças a esta fase, estes aços possuem uma ótima resistência mecânica, não possuem transição dúctil-frágil e também não são magnéticos. Há diversas aplicações para estes aços, como eletrodomésticos e outros utensílios.

Devido à alta plasticidade e a capacidade de encruamento que possuem, estes aços podem ser trabalhados a frio até valores excepcionais de limite de escoamento e ruptura. Dentre os três tipos de aço inoxidável, os aços austeníticos são os que possuem melhor resistência à temperatura elevada.

Aços Inoxidáveis Martensíticos

Estes aços possuem carbono o suficiente para permitir o endurecimento por têmpera, possuindo assim maior resistência mecânica e maior dureza. Em contrapartida, estes aços possuem a menor resistência à corrosão dos aços inoxidáveis.

Além do cromo e do níquel, alguns aços martensíticos podem possuir nióbio, cobre e alumínio, podendo ser endurecíveis por precipitação. Ferramentas de corte ou peças de alta resistência são exemplos de aplicações deste material.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!