Água: Saiba a sua importância

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A bromatologia caracterizada como a ciência que estuda os alimentos, sua composição, tipos de alimentos e suas possíveis alterações. Sendo assim, seu conhecimento abrange o entendimento da composição alimentar, calorias, dieta, propriedade físicas, química, toxicológicas e as possíveis fraudes. Portanto, meu caro leitor, através desse post, você saberá mais sobre a bromatologia e retirar algumas de suas dúvidas iniciais. Logo, veremos mais adiante sobre a água na visão bromatológica.

Definição da água

A água é uma substância polar, formada por oxigênio e hidrogênio, fundamental para a vida. Desse modo, em um ser humano adulto saudável, cerca de setenta por cento de seu peso corporal constitui-se de água. Sendo assim, a água encontra-se distribuída em dois compartimentos principais: o líquido extracelular e o líquido intracelular.

Compartimentos da água

Em nosso organismo, á agua pode ser armazenada em dois compartimentos de armazenamento principal, os quais são o extracelular e o intracelular. Desse modo, á agua não distribuída de forma igualitária, pois necessita haver equilíbrio fisiológico, conhecido como homeostase. Portanto, veremos logo a seguir, as funcionalidades dos dois compartimentos.

Compartimento intracelular

O líquido intracelular é responsável por 50% do peso do indivíduo. Desse modo, esse líquido encontra-se
no interior das diversas células que compõem o organismo. Sendo assim, sua principal função é providenciar um meio adequado para as diversas reações químicas necessárias para a manutenção da
vida.

Compartimento extracelular

O compartimento extracelular, conhecido como todo o espaço fora do compartimento intracelular. Sendo assim, o mesmo por apresentar maiores locais de presença, esse compartimento subdivide-se em três sub compartimentos. Portanto, meu caro leitor, veremos essas divisões a partir de agora.

Líquido intersticial

O líquido intersticial permeia as diversas células do organismo, permitindo a ocorrência de trocas de gases e substâncias entre o sangue e as células. Sendo assim, a linfa faz parte do líquido intersticial.

Líquido intravascular

O líquido intravascular está contido nos vasos sanguíneos, formando o plasma. Desse modo, a
manutenção de um volume plasmático adequado é importante para manter uma circulação normal. Desse modo, a principal atividade desse liquido, proverá o organismo do oxigênio necessário ao seu metabolismo.

Líquido transcelular

O líquido transcelular constitui cerca de 2% do total de líquidos corporais. Sendo assim, esse
compartimento inclui líquidos existentes nos espaços sinovial, peritonial, pleural, pericárdio e intra-ocular, além do líquido cefalorraquidiano. Contudo, por apresentar menor volume, constituem a maior e as mais importantes funcionalidade da água no organismo.

Funções da água

Líquido intravascular- serve como meio de transporte de gases, nutrientes e produtos do metabolismo celular.

O líquido intracelular compõe o meio no qual ocorrem o processos metabólicos.

Líquido transcelular lubrifica as articulações, as membranas serosas (pleura, peritônio, pericárdio). Desse modo o líquor protege o cérebro e a medula espinhal e distribui as substâncias no sistema nervoso central (SNC).

A água também é importante para a regulação da temperatura corporal.

O metabolismo celular gera calor, que é perdido principalmente pela evaporação de líquidos de maneira insensível ou através da sudorese.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a bromatologia, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!