Alterações Climáticas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

alterações climáticas
Alterações Climáticas

As alterações climáticas referem-se a mudanças de longo prazo nas temperaturas e nos padrões climáticos. Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal fator da mudança climática, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.

A queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases de efeito estufa que agem como um cobertor envolvendo a Terra, retendo o calor do sol e elevando as temperaturas.

Exemplos de emissões de gases de efeito estufa que estão causando alterações climáticas incluem dióxido de carbono e metano. Estes vêm do uso de gasolina para dirigir um carro ou carvão para aquecer um prédio, por exemplo. A limpeza de terras e florestas também pode liberar dióxido de carbono. Aterros para lixo são uma importante fonte de emissões de metano. Energia, indústria, transporte, edificações, agricultura e uso da terra estão entre os principais emissores.

Os efeitos das alterações climáticas

Os efeitos do aquecimento global causado pelo homem estão acontecendo agora, são irreversíveis para as pessoas vivas hoje e vão piorar enquanto os humanos adicionarem gases de efeito estufa à atmosfera.

A mudança climática global não é um problema futuro. As mudanças no clima da Terra impulsionadas pelo aumento das emissões humanas de gases de efeito estufa que retêm o calor já estão tendo efeitos generalizados no meio ambiente: geleiras e camadas de gelo estão encolhendo, o gelo de rios e lagos está se quebrando mais cedo, as áreas geográficas de plantas e animais estão mudando e as plantas e as árvores estão florescendo mais cedo.

Os efeitos que os cientistas previram há muito tempo que resultariam da mudança climática global estão ocorrendo agora, como perda de gelo marinho, aumento acelerado do nível do mar e ondas de calor mais longas e intensas.

Algumas mudanças (como secas, incêndios florestais e chuvas extremas) estão acontecendo mais rapidamente do que os cientistas avaliaram anteriormente. De fato, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) — o órgão das Nações Unidas estabelecido para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas — os humanos modernos nunca antes viram as mudanças observadas em nosso clima global, e algumas dessas mudanças são irreversíveis. nas próximas centenas a milhares de anos.

Os cientistas têm grande confiança de que as temperaturas globais continuarão a subir por muitas décadas, principalmente devido aos gases de efeito estufa produzidos pelas atividades humanas.

IPCC

O relatório da Sexta Avaliação do IPCC, publicado em 2021, constatou que as emissões humanas de gases que retêm o calor já aqueceram o clima em quase 1,1°C desde os tempos pré-industriais (começando em 1750). A temperatura média global espera-se que atinja ou exceda 1,5 graus C nas próximas décadas. Essas mudanças afetarão todas as regiões da Terra.

Qual a diferença entre mudança climática e aquecimento global?
A gravidade dos efeitos causados pelas mudanças climáticas dependerá do rumo das futuras atividades humanas. Mais emissões de gases de efeito estufa levarão a mais extremos climáticos e efeitos prejudiciais generalizados em nosso planeta. No entanto, esses efeitos futuros dependem da quantidade total de dióxido de carbono que emitimos. Então, se pudermos reduzir as emissões, podemos evitar alguns dos piores efeitos.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!