Antibióticos: Como funciona?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Venha por meio desse post entender como funciona os antibióticos e como esses são benéficos a saúde do ser humano.

Antibióticos.
Antibióticos. Fonte: Própria autoria.

Por meio disso, você pode compreender sobre o que são os antimicrobianos, a história, o funcionamento e também a fatal resistência antimicrobiana que a cada diz mais ganha o cenário mundial!

Antibióticos: O que são?

Mas, afinal o que são antibióticos?

Tem-se que os antibióticos são medicamentos muito utilizados para o tratamento de infecções que são comumente causadas por bactérias. Normalmente de modo mais comum temos as amidalites, infecções bacterianas, e também as infecções urinárias.

História do antibiótico:

Você sabe qual foi o primeiro antibiótico utilizado?

O primeiro antibiótico adotado na medicina foi a penicilina que foi descoberta por Alexander Fleming, na data de 1928. A partir disso, a penicilina não foi deixada de lado, e até os dias atuais é comumente utilizada para pneumonias, otites, sífilis, gonorreia e demais doenças.

Penicilina.
Penicilina. Fonte: Wikipedia.

Antibióticos Funcionamento:

Há duas formas de atuação desses antibióticos em nosso organismo, a primeira se definem por viabilizarem ajuda ao sistema imunológico como forma de matar as bactérias com efeito de teor bactericida. E, há ainda a validação de que essa forma de medicamento atue contra o efeito bacteriostático o qual possibilita que essas bactérias se multipliquem.

Do mesmo modo, há também a segunda forma de validação que corresponde ao ataque da parece celular, que viabiliza o metabolismo de microrganismos. Por meio disso, como resultado interrompe a infecção, e possibilita que ocorra o alivio dos sintomas do paciente.

Desse modo, tem-se que os antibióticos não atuam contra vírus ou outras formas. Por meio disso, eles são contraindicados para gripes, resfriados e demais meios de virulência. Desse modo, o antibiótico somente pode ser usado caso haja o desenvolvimento de uma infecção bacteriana.

Resistência antimicrobiana:

Ocorre atualmente o uso indiscriminado de antibióticos e por meio disso gera-se um grande problema no que tange as causas de infecções e de mortes. Esse uso indiscriminado advém de 50% das prescrições serem advindas de prescrições de modo inapropriado.

Dessa forma, tem-se que 2/3 de antibióticos se definem como sem a necessidade de prescrição médicas nos mais variados países. Há ainda o fato de que o uso é feito de modo errado, ou seja, a maioria das pessoas não usa corretamente.

Em conclusão, gera-se a resistência antimicrobiana, a qual gera uma série de problemas. Pois, a medida que o tempo passa os organismos se tornam ainda mais resistentes aos antibióticos. E, dessa forma, surge ainda mais problemas aos seres humanos.

Resistencia Antimicrobiana.
Resistência Antimicrobiana. Fonte: Newslab.

Leia mais no blog:

Você sabia que há mais artigos escritos por mim no blog? Venha ler!

https://blog.meuguru.net/medo-e-fobia/

https://blog.meuguru.net/anvisa/

Venha por meio desse saber mais:

GUIMARÃES, D. O.; MOMESSO, L. DA S.; PUPO, M. T. Antibióticos: importância terapêutica e perspectivas para a descoberta e desenvolvimento de novos agentes. Química Nova, v. 33, n. 3, p. 667–679, 2010.

https://www.scielo.br/j/qn/a/dhKT3h4ZxxvsQdkzyZ4VnpB/?lang=pt

WANNMACHER, L. Página 1 : Uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana: uma guerra perdida? Uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana: Uma guerra perdida? [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/dmdocuments/HSE_URM_ATB_0304.pdf>.

https://www.paho.org/bra/dmdocuments/HSE_URM_ATB_0304.pdf

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!