Anticoncepcional para homens: veja como funciona

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Anticoncepcional para homens

Anticoncepcional para homens? Entenda como funciona o tratamento contraceptivo que pode estar disponível ainda este ano. Continue a leitura para saber mais.

O primeiro contraceptivo masculino já está previsto para chegar ao mercado em 2023. Trata-se do “Risug” (sigla em inglês para Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), criado por uma equipe de cientistas indianos. Todavia, falta ser aprovada na fase clínica III, que deve ser realizada nos próximos meses.

O tratamento foi testado em mais de 300 voluntários, e os resultados, que revelaram 97% de eficácia, foram enviados à Controladoria Geral de Medicamentos (Índia), órgão governamental encarregado de certificar medicamentos do país.

O medicamento de forma injetável terá cerca de 10 anos de efeito, embora possa ser interrompido a qualquer momento. Além disso, não é necessário qualquer manipulação hormonal.

Funcionamento do anticoncepcional para homens

A terapia consiste na injeção da substância, um gel feito de um polímero anidrido maleico de estireno, aplicado na região dos ductos deferentes, com anestesia. Estes ductos são tubos do sistema reprodutor masculino com a função de levar os espermatozoides até o líquido seminal, antes da ejaculação.

A substância atua com a lise (quebra) da cauda dos espermatozoides. Com isto, impede a sua locomoção, e consequentemente, que chegue ao óvulo e possa o fertilizar.

Além do objetivo de prevenir a gravidez, os especialistas alegam que a injeção pode bloquear a transmissão do HIV e ser uma alternativa à vasectomia, pois é menos agressiva e pode ser revertida com mais facilidade do que o procedimento cirúrgico.

Embora ambos tenham como alvo o ducto deferente, a vasectomia os cortam. Ou seja, para reverter o processo é necessário outra intervenção cirúrgica, desta vez para religá-los. Por sua vez, com o Risug necessita apenas a aplicação de uma mistura de bicarbonato de sódio com água para anular o seu efeito.

Pílulas anticoncepcionais masculinas

Tudo indica que o Risug seja o primeiro contraceptivo masculino disponível no mercado. Contudo, segundo as previsões científicas, espera-se que um anticoncepcional para homens em forma de pílula esteja disponível entre 30 a 50 anos.

Nesse sentido, pesquisadores americanos estão na dianteira no desenvolvimento desses comprimidos. Assim como o método contraceptivo, será utilizado uma vez ao dia.

A diferença se dá pela substância, uma testosterona modificada que interage com a progesterona para afetar as atividades do andrógeno (hormônio masculino). A fase de testes deste projeto se encontra em andamento.

Gostou do artigo? Clique Aqui e confira outros textos tão interessantes como este.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!