Antigo mistério de da Vinci é resolvido

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Antigo mistério de da Vinci é resolvido

Resolvido o antigo mistério de da Vinci sobre as bolhas de água. Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais.

“Porque as bolhas de água não sobem em linha reta?” Indagou Leonardo da Vinci, há 500 anos.

No entanto, somente após meio século desta observação que os cientistas conseguiram descrever matematicamente e fisicamente este fenômeno, que por muitas vezes aparentava ser aleatório/ caótico.

Herrada e Eggers, uma dupla de pesquisadores da Universidade de Sevilla (Espanha) e Bristol (Reino Unido), respectivamente, foram os responsáveis por essa façanha.

Se tinha ciência de que o movimento de progressão das bolhas na água até à superfície não é constante. Elas tendem a variar desde zigue-zagues até em espiral, sem nenhuma razão aparente.

Para encontrar a resposta, eles desenvolveram uma técnica numérica para descrever de forma precisa a trajetória das bolhas instáveis em água hiper-limpa.

Eles publicaram o estudo na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences

Resultados

Seus resultados apontaram que as bolhas de ar na água se desviam da linha reta quando apresentar um raio acima de 0,926 milímetros.

Nesse sentido, eles propuseram um mecanismo, no qual a inclinação periódica da bolha modifica a sua curvatura, que por sua vez altera a taxa de ascensão e e faz com que a trilha da bolha oscile, inclinando o lado da bolha para cima.

Em seguida, a pressão diminui à medida que a bolha acelera perto da superfície, onde a curvatura é mais acentuada. O ciclo é reiniciado quando o desequilíbrio de pressão faz com que a bolha oscilante retorne ao seu local inicial.

Bem como entender a trajetória das bolhas, esse mecanismo pode levar a uma melhor compreensão sobre os movimentos de inúmeras partículas em determinadas condições.

Por exemplo, pode ser utilizado para o conhecimento mais amplo do movimento de partículas de comportamento intermediário entre sólido e gás.

Gostou do artigo sobre o antigo mistério de da Vinci? Clique aqui e leia sobre a descoberta da trajetória dos raios!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!