Apps para escrita: Seja mais produtivo e melhore suas anotações

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Cada vez é mais comum o uso de apps (aplicativos) para escrita, pois sabemos que não é todo dia que se acorda inspirado não é mesmo?

No post de hoje veremos como você pode melhorar a sua produtividade e as anotações utilizando um aplicativo para escrita, além de surpreender-se com o resultado alcançado pelos textos.

Hoje você conhecerá alguns detalhes sobre os apps mais utilizados no ramo da escrita, além de aprender um pouco mais sobre essas estratégias e coloca-las na sua vida de forma a ajudar no que se tange às melhorias de escrita, gramática, clareza e coesão. Além de saber quais são as novas tendências nesse setor.

Notion, o app revolucionário!

Ele é conhecido por ser um aplicativo que combina anotações, gerenciamento de tarefas e bases de dados dentro de uma interface intuitiva e altamente personalizável. Contudo, o que o diferencia dos demais é a flexibilidade, pois nele, os usuários podem criar:

Páginas e subpáginas para organizar suas notas de maneira hierárquica, adicionar tabelas, quadros Kanban, calendários, e até mesmo embutir arquivos multimídia.

Um fato interessante é que para os estudantes, esse app ´um excelente recurso na organização de matérias, pois, ajuda a criar resumos e planejar estudos. Quanto aos profissionais, esses utilizam-no para o gerenciamento de projetos, rastrear tarefas e colaborar com colegas em tempo real.

Outra vantagem, é a capacidade de integração com outros aplicativos como por exemplo: Google Drive, Slack e Trello. Onde, forma uma central de produtividade que pode adaptar-se às necessidades específicas de qualquer usuário.

Mas e aí, já testou o Notion? Se não, comece já!

Evernote, O Potente!

Na história dos aplicativos de anotações, ele é o primogênito que continua crescendo! Esse aplicativo, destaca-se a cada uma das suas atualizações e é o queridinho dos profissionais que atuam com escrita, além de ser um dos mais populares.

O Evernote permite aos usuários capturar ideias, fazer listas de tarefas, e salvar trechos da web com facilidade devido a sua funcionalidade de busca e organização. Nele, as notas podem ser categorizadas em cadernos e etiquetadas para facilitar a recuperação posterior e além disso, a busca por palavras-chave, incluindo texto em imagens e documentos PDF, é particularmente útil à aqueles que acumulam grandes volumes de informações.

Outro recurso ineressante, é a variedade de modelos predefinidos para diferentes tipos de anotações, como planejadores diários, listas de tarefas e registros de reuniões. E, além disso, a sua capacidade de sincronização em múltiplos dispositivos garante que suas notas estejam sempre acessíveis, não importa onde você esteja.

Quer versatilidade? Prazer, Evernote!

Microsoft One, o app mais popular!

Fazendo parte do Microsoft Office, o OneNote é uma escolha sólida para quem já está investido no ecossistema Microsoft. Ele funciona como um caderno digital, que permite que os seus usuários criem seções e páginas dentro de notebooks virtuais. Além dessa função, ele também permite a integração com outros aplicativos do Office, como Word, Excel e Outlook, é um grande benefício, facilitando a transferência de informações e a colaboração em projetos.

Uma característica marcante do OneNote é a capacidade de desenhar e escrever à mão livre. Propriedade que é ideal para tablets e dispositivos com canetas stylus, o que faz dele uma excelente ferramenta para:

Diagramas, esboços e anotações manuscritas, além do suporte a gravações de áudio e a inserção de arquivos multimídia.

E as atualizações são muito boas, mas lhe convido a conhecê-lo e tirar suas próprias conclusões, afinal, cada um tem o seu gosto, não é mesmo ?

O próximo da lista é da Google, chama-se Keep… Já ouviu falar?

Conhecendo o app Google Keep: um dos apps mais utilizados na atualidade

O Google Keep é uma opção leve e simplificada àqueles que buscam eficiência sem as funcionalidades mais complexas de outros aplicativos. Possui uma interface minimalista, a qual permite a criação de notas rápidas, listas de verificação e lembretes. Outra função, é a sincronização automática, realizada junto com a conta Google do usuário e garante que as notas estejam disponíveis em qualquer dispositivo.

Um recurso interessante do Google Keep é a capacidade de criar notas colaborativas em tempo real, facilitando a troca de ideias e a colaboração. Além disso, notas podem ser codificadas por cores e categorizadas por etiquetas, simplificando a organização e a recuperação de informações.

Scrivener: A Ferramenta do Escritor

Para escritores que trabalham em projetos longos e complexos, como romances, roteiros e teses, Scrivener é uma ferramenta incrível. Pois, ele é projetado para a escrita em longo formato e oferece uma interface que divide o trabalho em pedaços gerenciáveis, nos quais os escritores poderão organizar:

Capítulos, cenas e seções em uma estrutura voltada à navegação e a edição fácil e assertiva.

No entanto, também oferece funcionalidades avançadas de formatação e exportação, as quais permitem que os manuscritos sejam facilmente convertidos em diferentes formatos, como Word, PDF e eBook.

No entanto, junto a isso, entende-se que a sua capacidade de armazenar notas de pesquisa, referências e rascunhos.

Acredite, ele armazena tudo isso dentro do mesmo projeto e ainda mantém todas as informações relevantes acessíveis e organizadas! O que é um ótimo sinal!

Milanote: Dos apps, este é um quadro de Inspiração

Milanote é uma ferramenta visual para criativos que desejam organizar suas ideias de maneira não linear. Pois, a sua interface assemelha-se a um quadro de anotações, onde os usuários podem arrastar e soltar notas, imagens, links e arquivos em um espaço de trabalho ilimitado. Fato que o torna um dos apps muito úteis para: Brainstorming, planejamento de projetos visuais e organização de ideias em uma estrutura livre.

Contudo, além de sua interface intuitiva, o Milanote oferece funcionalidades colaborativas, permitindo que equipes trabalhem juntas em tempo real.

No entanto, a capacidade de criar links entre notas e organizar informações visualmente faz dele uma ferramenta única para criativos que precisam visualizar suas ideias e projetos de maneira holística.

Em suma, considera-se que os aplicativos de escrita e anotações são ferramentas poderosas que podem transformar a maneira como lidamos com informações e tarefas diárias.

Portanto, esses, são os tesouros que atuam com características relacionadas a versatilidade, como o Notion, arobustez do Evernote à simplicidade do Google Keep.

No entanto, não podemos nos esquecer da especialização do Scrivener, o que denota que sempre há um aplicativo para cada necessidade e estilo de trabalho escolhido pelo escritor.

Portanto, o fato de você integrar essas ferramentas ao seu fluxo de trabalho não só aumentará a sua produtividade, mas também melhorará a sua organização e a qualidade das anotações e escritas. Já que, com a escolha certa, qualquer usuário poderá maximizar seu potencial e alcançar novos níveis de eficiência e criatividade.

Referências sobre apps

Tech Tudo e Rock Content

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!