Aquecimento Global: Por quê devemos nos preocupar?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Aquecimento Global
Aquecimento Global.

O aquecimento global é o aquecimento de longo prazo da superfície da Terra observado desde o período pré-industrial (entre 1850 e 1900) devido às atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis, que aumenta os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera da Terra. Este termo não é intercambiável com o termo “mudança climática”.

Nesse sentido, desde o período pré-industrial, estima-se que as atividades humanas tenham aumentado a temperatura média global da Terra em cerca de 1ºC, um número que atualmente está aumentando em mais de 0,2°C por década. Assim, a atual tendência de aquecimento é inequivocamente o resultado da atividade humana desde a década de 1950 e está ocorrendo a uma taxa sem precedentes ao longo de milênios.

“Mudanças climáticas” e “aquecimento global” são frequentemente usados de forma intercambiável, mas têm significados distintos. Da mesma forma, os termos “tempo” e “clima” às vezes são confundidos, embora se refiram a eventos com escalas espaciais e temporais amplamente diferentes.

Tempo vs Clima

O tempo refere-se às condições atmosféricas que ocorrem localmente em curtos períodos de tempo – de minutos a horas ou dias. Exemplos familiares incluem chuva, neve, nuvens, ventos, inundações ou tempestades.

O clima, por outro lado, refere-se à média regional ou mesmo global de longo prazo (geralmente pelo menos 30 anos) de temperatura, umidade e padrões de precipitação ao longo de estações, anos ou décadas.

O que seria o Aquecimento Global?

Primeiramente, o aquecimento global é o fenômeno de um aumento gradual da temperatura perto da superfície da Terra. Dessa forma, este fenômeno foi observado ao longo dos últimos um ou dois séculos. Nesse sentido, essa mudança perturbou o padrão climático da Terra. No entanto, o conceito de aquecimento global é bastante controverso, mas os cientistas forneceram dados relevantes para apoiar o fato de que a temperatura da Terra está aumentando constantemente.

Existem várias causas do aquecimento global, que têm um efeito negativo sobre os seres humanos, plantas e animais. Essas podem ser naturais ou podem ser o resultado de atividades humanas. Para conter os problemas, é muito importante entender os impactos negativos do aquecimento global.

O resultado? Um planeta que nunca esteve tão quente. Nove dos 10 anos mais quentes desde 1880 ocorreram desde 2005 – e os 5 anos mais quentes já registrados ocorreram desde 2015. Os “negadores” argumentaram que houve uma “pausa” ou uma “desaceleração” no aumento das temperaturas globais, mas numerosos estudos, incluindo um artigo de 2018 publicado na revista Environmental Research Letters, refutaram essa afirmação. Os impactos do aquecimento global já estão prejudicando as pessoas em todo o mundo.

Acima de tudo, os cientistas do clima concluíram que devemos limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius até 2040 se quisermos evitar um futuro em que a vida cotidiana em todo o mundo seja marcada por seus piores e mais devastadores efeitos: secas extremas, incêndios florestais, inundações, tempestades e outros desastres aos quais nos referimos coletivamente como mudança climática. Esses efeitos são sentidos por todas as pessoas de uma forma ou de outra, mas são experimentados de forma mais aguda pelos desprivilegiados, economicamente marginalizados e pessoas de cor, para quem a mudança climática costuma ser um fator-chave de pobreza, deslocamento, fome e agitação social.

Aquecimento global e suas causas:

Causas antropológicas:

  • Desmatamento: As plantas são a principal fonte de oxigênio. Eles absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio, mantendo assim o equilíbrio ambiental. As florestas estão sendo esgotadas para muitos fins domésticos e comerciais. Isso levou a um desequilíbrio ambiental, dando origem ao aquecimento global.
  • Uso de veículos: O uso de veículos, mesmo para uma distância muito curta, resulta em várias emissões gasosas. Os veículos queimam combustíveis fósseis que emitem uma grande quantidade de dióxido de carbono e outras toxinas na atmosfera, resultando em um aumento de temperatura.
  • Clorofluorcarbono: Com o uso excessivo de condicionadores de ar e geladeiras, o ser humano vem adicionando CFCs ao meio ambiente que afetam a camada de ozônio atmosférico. A camada de ozônio protege a superfície terrestre dos nocivos raios ultravioleta emitidos pelo sol. Os CFCs levaram à destruição da camada de ozônio, abrindo caminho para os raios ultravioleta, aumentando assim a temperatura da Terra.
  • Desenvolvimento Industrial: Com o advento da industrialização, a temperatura da terra tem aumentado rapidamente. As emissões nocivas das fábricas contribuem para o aumento da temperatura da Terra. Em 2013, o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas informou que o aumento da temperatura global entre 1880 e 2012 foi de 0,9º C. O aumento é de 1,1° C em relação à temperatura média pré-industrial.
  • Agricultura: Várias atividades agrícolas produzem dióxido de carbono e gás metano. Estes aumentam os gases de efeito estufa na atmosfera e aumentam a temperatura da Terra.
  • Aumento populacional: Um aumento na população significa mais pessoas respirando. Isso leva a um aumento no nível de dióxido de carbono, o principal gás causador do aquecimento global, na atmosfera.

Causas Naturais do Aquecimento Global

  • Vulcões: Os vulcões são um dos maiores contribuintes naturais para o aquecimento global. As cinzas e a fumaça emitidas durante as erupções vulcânicas saem para a atmosfera e afetam o clima.
  • Vapores de água: O vapor de água é um tipo de gás de efeito estufa. Devido ao aumento da temperatura da Terra, mais água é evaporada dos corpos d’água e permanece na atmosfera, aumentando o aquecimento global.
  • Derretimentos dos “permafrost”: O permafrost é um solo congelado que contém gases ambientais presos por vários anos e está presente abaixo da superfície da Terra. Está presente nas geleiras. À medida que o permafrost derrete, ele libera os gases de volta para a atmosfera, aumentando a temperatura da Terra.
  • Queimadas: Incêndios florestais emitem uma grande quantidade de fumaça contendo carbono. Esses gases são liberados na atmosfera e aumentam a temperatura da Terra, resultando no aquecimento global.

Efeitos do aquecimento global

Dessa forma, os principais efeitos do aquecimento global:

  • Aumento da temperatura: O aquecimento global levou a um aumento incrível da temperatura da Terra. Desde 1880, a temperatura da Terra aumentou cerca de 1 grau. Isso resultou em um aumento no derretimento das geleiras, o que levou ao aumento do nível do mar. Isso pode ter efeitos devastadores nas regiões costeiras.
  • Ameaças ao Ecossistema: O aquecimento global afetou os recifes de corais que podem levar à perda de vidas de plantas e animais. O aumento das temperaturas globais piorou ainda mais a fragilidade dos recifes de coral.
  • Mudanças climáticas: O aquecimento global levou a uma mudança nas condições climáticas. Há secas em alguns lugares e inundações em outros. Esse desequilíbrio climático é resultado do aquecimento global.
  • Propagação de Doenças: O aquecimento global leva a uma mudança nos padrões de calor e umidade. Isso levou ao movimento de mosquitos que carregam e espalham doenças.
  • Aumento das taxas de mortalidade: Devido ao aumento de inundações, tsunamis e outras calamidades naturais, o número médio de mortes geralmente aumenta. Além disso, tais eventos podem provocar a propagação de doenças que podem prejudicar a vida humana.
  • Perda de Habitat Natural: Uma mudança global no clima leva à perda de habitats de várias plantas e animais. Nesse caso, os animais precisam migrar de seu habitat natural e muitos deles chegam a ser extintos. Este é mais um grande impacto do aquecimento global sobre a biodiversidade.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!