O Arduino é uma plataforma de código aberto usada para a construção de projetos eletrônicos.
Ele consiste em uma placa de circuito programável física (microcontrolador) e de software , ou IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado).
De modo que a IDE é usado para escrever e fazer upload de código de computador para a placa física.
Este microcontrolador tornou-se bastante popular entre as pessoas que estão começando na eletrônica, e por um bom motivo.
Ao contrário da maioria das placas de circuito programáveis, o Arduino não precisa de um hardware separado (chamado programador) para carregar o novo código na placa, desta forma você pode simplesmente usar um cabo USB.
Além disso, o Arduino IDE usa uma versão simplificada do C++, tornando mais fácil aprender a programar.
Por fim, o Arduino fornece um fator de forma padrão que divide as funções do microcontrolador em um pacote mais acessível.
Arduino Uno (R3)
O Uno é uma ótima escolha para o seu primeiro Arduino. Tem tudo o que você precisa para começar e nada que você não precisa.
Sendo que ele possui 14 pinos de entrada/saída digital (dos quais 6 podem ser usados como saídas PWM), 6 entradas analógicas e uma conexão USB.
Ele contém tudo o que é necessário para suportar o microcontrolador; basta conectá-lo a um computador com um cabo USB ou ligá-lo com um adaptador AC-to-DC ou bateria para começar.
Arduino Mega (R3)
O Arduino Mega é como o irmão mais velho do UNO, pois no caso ele tem muitos (54) pinos de entrada/saída digital (14 podem ser usados como saídas PWM).
Além disso, ele conta com 16 entradas analógicas, uma conexão USB, um conector de energia e um botão de reset.
O grande número de pinos torna esta placa muito útil para projetos que requerem um monte de entradas ou saídas digitais (como muitos LEDs ou botões).