As amigdalites

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

As amigdalites

As amigdalites são inflamações que acometem as amígdalas, que são estruturas localizadas na parte de trás da garganta e fazem parte do sistema imunológico. Elas são responsáveis por filtrar os germes e bactérias que entram pela boca, nariz e garganta e ajudam a combater infecções. Nesse sentido, neste post, conheceremos mais sobre as amigdalites, suas causas, sintomas e tratamentos.

As amigdalas

As amígdalas são órgãos pequenos em forma de amêndoa localizados na parte de trás da garganta, na área conhecida como orofaringe. Existem dois tipos de amígdalas: as palatinas e as faríngeas. Elas desempenham um papel importante no sistema imunológico, pois ajudam a combater infecções.

localização das amigdalas

Assim também, são responsáveis por produzir células imunológicas que ajudam a combater bactérias e vírus que entram no corpo através da boca e do nariz. No entanto, quando as amígdalas ficam infectadas, elas podem inflamar e causar dor de garganta, dificuldade para engolir, febre e outros sintomas.

O que são as amigdalites?

Primeiramente as amigdalites são inflamações que ocorrem nas amígdalas, que são tecidos localizados na parte de trás da garganta, acima da língua e abaixo do palato mole. Existem dois tipos de amígdalas: as palatinas, que são as mais conhecidas e localizadas nas laterais da garganta, e as faríngeas, que ficam na parte de trás da nasofaringe. Além disso, as amigdalites podem afetar uma ou ambas as amígdalas e são comuns em crianças e adultos jovens.

amigdalites

Causas

A amigdalite é uma inflamação das amígdalas que pode ser causada por diferentes tipos de infecções. As causas mais comuns da amigdalite incluem:

  1. Infecções virais: A maioria dos casos de amigdalite está ligada a infecções virais, como o resfriado comum, a gripe e a mononucleose infecciosa. Trata-se essas infecções com repouso, hidratação e analgésicos para aliviar os sintomas.
  2. Infecções bacterianas: Em resumo, as infecções bacterianas também podem causar amigdalite, sendo a bactéria Streptococcus pyogenes a mais comum. Trata-se a amigdalite bacteriana com antibióticos prescritos por um médico.
  3. Infecções fúngicas: Embora menos comum, as infecções fúngicas podem causar amigdalite em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como pacientes com HIV ou câncer.
  4. Irritantes e alergias: Por fim, a exposição a irritantes, como poluentes do ar, poeira e fumaça, e alergias a alimentos ou substâncias também podem causar amigdalite em algumas pessoas.
  5. Problemas estruturais: Em alguns casos, a amigdalite pode ser causada por problemas estruturais, como amígdalas aumentadas ou uma estrutura anormal da garganta, que pode dificultar a drenagem de muco e aumentar a suscetibilidade a infecções.

É importante consultar um médico se houver sintomas de amigdalite, pois o tratamento adequado depende da causa subjacente. O tratamento precoce pode ajudar a aliviar os sintomas e prevenir complicações mais graves.

Sintomas

  1. Os sintomas das amigdalites podem variar de pessoa para pessoa e dependem da causa da inflamação. Os principais sintomas incluem:
  • Dor de garganta intensa;
  • Dificuldade para engolir;
  • Inflamação e vermelhidão nas amígdalas;
  • Febre;
  • Mal-estar geral;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no pescoço;
  • Vômitos e náuseas;
  • Manchas brancas ou amarelas nas amígdalas (em casos de infecção bacteriana).

Diagnóstico

O diagnóstico das amigdalites ocorre a partir da avaliação dos sintomas e do histórico do paciente, além de exames físicos e de laboratório.

Assim também, o médico realiza o exame de garganta e, se houver suspeita de infecção bacteriana, solicita um teste rápido de antígeno ou cultura de garganta.

Tratamento

Em resumo, o tratamento para as amigdalites depende da causa da inflamação. Em casos de amigdalite viral, geralmente não é necessário nenhum tratamento específico, apenas medidas para aliviar os sintomas, como:

  • repouso
  • ingestão de líquidos
  • analgésicos

Contudo, em casos de amigdalite bacteriana, é necessário o uso de antibióticos para combater a infecção.

Em casos mais graves, pode ser necessário fazer a remoção cirúrgica das amígdalas, procedimento conhecido como amigdalectomia. Esse procedimento ocorre apenas em casos muito específicos.

Por fim, se você gostou do artigo “As amigdalites”, Clique aqui para ver muitos outros artigos!

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!