Astrofísica: O que é e onde estudar ?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A astrofísica é uma das áreas mais encantantes da ciência. De fato, o estudo do unvierso e do cosmos como um todo constituem um infinito de possibilidades para diversas pessoas. Entretanto, a astrofísica não é apenas elegante por si só, ela também constitui uma importante área de pesquisa, sendo uma profissão para muitos cientistas.

Nesse sentido, nesse artigo vamos falar sobre o que é a área da Astrofísica, seus principais objetivos e interesses. Além disso, nós da MeuGuru trouxemos especialmente para vocês gurunautas, algumas dicas de filmes, séries e livros de divulgação científica focados nessa área para seu deleite. Então gurunauta, já vem comigo que hoje vamos passear por essa magnífica área.

Os principais objetivos da astrofísica

A astrofísica é uma área da Física, onde os olhares e interesses são voltados para o entendimento dos astros, em particular, de estruturas como galáxias, planetas, buracos negros. Ademais, grande parte das pesquisas na astrofísica são feitas de forma observacional, assim o uso de telescópios e programas de computadores para o tratamento e simulação de dados se faz muito necessário.

Por vezes, seu foco e objetivo será estudar e entender como essas estruturas do universo se comportam. Para tanto, ferramentas computacionais, em particular, simulações numéricas são indispensáveis uma vez que essas estruturas do universo são regidas por equações diferenciais muito complicadas. Entretanto, já há vários recursos como bibliotecas e pacotes de código aberto que podem fortementemente realizar esses cálculos sem muita dificuldade, por isso, a computação na astrofísica é indispensável!.

Dessa forma, hoje a astrofísica constitui uma área de fronteira de conhecimentos. Em verdade, o objetivo principal de estudar o universo não pode ser obtido apenas com os arcabouços da Relatividade Geral, em verdade, recursos computacionais são indispensáveis para isso.

Como posso conhecer a área ?: A divulgação científica

Essa área, diferete de muitas da ciência, uma vez que, a produção e divulgação científica nela é consideravelmente maior e mais forte. Nesse sentido, mesmo você não sendo um especialista em física e ou matemática avançada é possível você ter contato com vários elementos dessa área. Em especial, isso se dá pelo trabalho de popularização da ciência feito pelo físico e astrônomo Carl Sagan.

Evidentemente, nesse âmbito podemos adentrar no mundo da ficcção científica e então teríamos um catálogo tão grande que apenas esse artigo não seria suficiente. Entretanto, buscamos aqui citar apenas algumas obras, das quais consideramos relevantes por dois fatores: concordância e preocupação com a física e fácil acesso. Assim, no âmbito de filmes, podemos citar as obras Interestelar e 2001 uma odisseia no espaço.

Ademais, no contexto de documentários que podem ser facilmente encontrar vários muito relevantes nas plataformas de Streaming. Entretanto, os seguintes documentários são considerados verdadeiras obras primas da divulgação científica:

  • Cosmos: A Spacetime Odyssey do Físico Carl Sagan
  • Cosmos: Mundos possíveis do Físico Neil Degrasse Tyson
  • O universo na casca de nóz do Físico Michio Kaku.

Além de que, há vários autores que escreveram obras memoráveis sobre a astrofísica a nível de divulgação científica. Em particular, podemos citar Sthepen Hawking, confira nosso artigo sobre o Hawking e veja várias obras importantes dele.

Onde e como estudar astrofísica

Entretanto, por vezes você pode não se contentar com essa elegante área apenas no âmbito da divulgação científica e querer elevar as coisas para outro nível. Bom, se esse for seu objetivo fica tranquilo gurunauta que vamos ti dar algumas opções.

Um caminho mais simples

A primeira, é caso você queire apenas adquirir um pouco mais de objetivo. Sendo esse seu caso, é interesante você visitar a plataforma de estudos Coursera. Nela, você poderá conhecer alguns cursos mais avançados do que os textos de divulgação mas, ainda não tão técnicos.

Torne-se um astrofísico profissional

A segunda opção, ocorre se seu interesse for fazer da astrofísica sua profissão de vida. Bom gurunauta, caso seja seu interesse você terá dois caminhos a seguir. O primeiro caminho, que é bem convencional, é você buscar uma graduação na área de Física e, após o término da graduação, seguir para algum programa de pós graduação em astrofísica. Bom, nesse caminho, você deverá levar em torno de 4 anos na graduação mais 6 anos ao dedicar-se ao mestrado e doutorado.

Por outro lado, você pode diretamente ingressar num curso de astrofísica. De fato, há algumas universidades no Brasil que ofertam esse curso sendo essas:

  1. Universidade de São Paulo (USP) – A USP oferece o curso de graduação em Astronomia e o ingresso é feito por meio do vestibular da Fuvest. A nota de corte para o curso em 2022 foi de 62,04 pontos.
  2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – A UFRGS oferece o curso de graduação em Astronomia e Astrofísica e o ingresso é feito por meio do vestibular da universidade. A nota de corte para o curso em 2021 foi de 749,16 pontos no ENEM.
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – A UFRJ oferece o curso de graduação em Astronomia e o ingresso é feito por meio do vestibular da universidade. A nota de corte para o curso em 2021 foi de 717,72 pontos no ENEM.
  4. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – A UFSC oferece o curso de graduação em Física, com ênfase em Astronomia e Astrofísica. O ingresso é feito por meio do vestibular da universidade. A nota de corte para o curso em 2021 foi de 746,94 pontos no ENEM.

Últimas considerações

Bom gurunauta, como você deve ter visto, ser um astrofísico profissional é algo que levará um bom tempo. De fato, esse caminho segue a linha do âmbito acadêmico, logo, saiba que a pós graduação (mestrado e doutorado) ainda serão indispensáveis. Portanto, você ainda vai dedicar mais 6 anos da sua vida nisso. Mas veja que, se esse for sua paixão e seu desejo, você terá na verdade 6 anos estudando o que mais ama.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!