Bioeletrogênese: O princípio biofísico

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A bioeletrogênese, caracterizada por ser uma aplicabilidade elétrica relacionado aos componentes biológicos. Desse modo, posso dizer, que os fenômenos físicos são intimamente associados ao corpo humano. Sendo assim, é fundamental o conhecimento básico das propriedades física aplicadas a biologia, visto que todo processo biológico pode ser explicado fisicamente. Portanto, a bioeletrogênese é uma das maiores aplicações dentro do grande conhecimento que a biofísica abrange.

Conceitos básicos de eletricidade aplicados a bioeletrogênese

Acerca do conhecimento das grandezas físicas, devemos relembrar o entendimento da eletricidade. Os conhecimentos básicos da eletricidade são importantes, visto que todos os elementos químicos possuem carga elétrica. Diante disso, todos os átomos têm carga elétrica neutra porém alguns apresentam carga elétrica positiva ou negativa. Desse modo, podemos classificar os átomos carregados eletricamente positivos de prótons. Os elementos que possuem carga elétrica negativa, podemos chamar de elétrons. E não diferentemente, os átomos que possuem cargas iguais positivas e negativas, chamamos de nêutrons.

De grande relevância, os átomos não apresentam diferenças de cargas elétricas em seu conteúdo elétrico. Sendo assim, quando os átomos perdem ou ganham carga elétrica, ocorre o surgimentos dos íons. Desse modo, esses sim, possuem a carga elétrica de forma aparente, os quais podem ser prótons, elétrons ou nêutrons. Portanto, posso elencar os principais íons que são estudados na bioeletrogênese.

Os principais prótons são: Potássio (K+), Cálcio (Ca++), Sódio (Na+) e Hidrogênio (H+).

O principal elétron com relevância na biofísica é o Cloro (Cl).

Através desse conhecimento básico da eletricidade, podemos concluir que o corpo humano é eletricamente neutro. Pois, para cada próton existente no nosso organismos, deve existir um elétron afim de tornar a carga elétrica neutra.

Leis aplicadas no organismo através da corrente elétrica.

De fato, nosso organismo sofre ações pertinentes ao campo da física. Desse modo, posso citar as grandezas mecânicas, dinâmicas, termodinâmicas e não diferentemente, a elétrica. Sendo assim,as leis físicas, aplicadas a todo momento em nosso organismo e sequer paramos pra pensar em como elas ocorrem. Logo, explicarei de maneira branda e direta, como a atividade elétrica age em nosso organismo.

A primeira lei refere-se a conservação da carga elétrica, a qual a soma de toda carga elétrica produzida pelo nosso organismo deve ser zero. Portanto, essa é a explicação do nosso corpo ser eletricamente neutro.

A segunda lei menciona sobre a atração e repulsão. Desse modo, afirmo que cargas elétricas diferentes se atraem e cargas elétricas iguais se repelem. O exemplo que cito é a água, dois íons de H+ se unem ao íon do oxigênio (O2-), que forma H2O.

A terceira lei refere-se a separação de cargas elétricas. Essas necessitam de gasto energético para ocorrer a sua separação, na forma de trabalho. Portanto, nesse contexto, o corpo utiliza a adenosina tri fosfato (ATP) para fornecer energia ao trabalho necessário para a separação elétrica.

Propriedades da bioeletrogênese

Todas as nossas células neuronais e musculares são capazes de conduzir corrente elétrica. Desse modo, para garantir o essa passagem elétrica, é necessário que haja uma diferença de potencial (DDP). Conforme alguns autores, essas células excitáveis têm a capacidade de gerar propagar os sinais elétricos. Sendo assim, a condução elétrica se propaga através da membrana plasmática. Logo, a bioeletrogênese, pode ser classificada em potencial de repouso e potencial de ação.

Você gurunauta, pode relembrar as propriedades da membrana, nesse artigo.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a biofísica e bioeletrogênese, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!