Biofísica é a ciência que estuda os fenômenos físicos aplicados a biologia. Sendo assim, ela é uma ramificação da grande área das ciências biológicas (CB) a qual abrange diversas ciências como a fisiologia e farmacologia. Portanto, energia, matéria, espaço e tempo são as interações relacionadas ao corpo humano na qual biofísica estuda.
Se quiser mais alguma informação importante, https://blog.meuguru.net/fisiologia-humana-homeostase-descomplicada/.
Descoberta da biofísica
Muitas contribuições científicas foram descobertas por renomados biofísicos e fisiologistas através dos anos. Desse modo, posso citar um exemplo a descoberta da mensuração da corrente elétrica no tecido cardíaco que por sua vez deu origem ao eletrocardiograma. Em 1887, Augustus Waller, foi o pesquisador responsável por esse descobrimento científico que possibilita realizar exames de forma não invasiva e salva muitas vidas.
Estudo biofísicos
A disciplina da biofísica, empregada no inicio dos cursos da saúde é muito importante para o entendimento dos processos fisiológicos. No entanto, alguns docentes lecionam de maneira equivocadas que por vezes passam o conteúdo de outra disciplina, a bioquímica por apresentar semelhança no seu assunto. Contudo, é uma matéria a qual esta associada com algumas outras disciplinas devido a sua grande equivalência de temas. Portanto, membrana plasmática, tipos de transporte, potencial elétrico são tópicos lecionados no início, porém são passados em fisiologia, o que gera confusão entre os alunos.
Aplicações da biofísica
O conteúdo da biofísica, ministrado em diferentes cursos da saúde, cada um com sua importância, porém são necessários todo o conhecimento proveniente da disciplina. Sendo assim, os principais tópicos que posso elencar de uma das mais fantásticas disciplinas são:
Líquidos
Os fluidos em geral presentes nos mais variados sistemas biológicos exercem grandezas físicas ao longo de todo o tecido. Desse modo, as grandezas abordadas são a pressão, volume, densidade e velocidade que são aplicadas no decorrer da biofísica. Portanto, os líquidos estudados ao longo da disciplina são a água, urina, sangue e líquido intersticial, por sua vez são importantes para análises bioquímicas.
Movimento
Os sistemas biológicos apresentam interações com grandezas eletromecânicas, chamada de locomoção. Sendo assim, as capacidades fisiológicas pela sua relevância deram origem a outras ciências relevantes tais como a cinesiologia e biomecânica. Portanto, a dinâmica, eletromiografia e cinemática são alguns dos tópicos que são abordados nesta subárea.
Radiações
Neste aprendizado é empregado no entendimento das radiações ionizantes e não ionizantes. A interação da radiação com a matéria, estudada através do campo do raio x, raio gama, elétrons e íons. Esse conhecimento é empregado em exames de imagem tais como a tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom e o raio x propriamente dito.
Ondulatória
É empregado o conhecimento os quais envolvem o som e a luz através dos tecidos do corpo humano. Audiologia, fonética e fonologia são alguns conhecimentos que são estudados na biofísica. Audiometria, fonometria, e ultrassom são alguns exames que possuem aplicabilidade perante a biofísica.
Análise biofísica
Além de alguns exames já citados, a biofísica também emprega outras análises na qual as grandezas físicas exercessem influência. Eletroforese, centrifugação e espectroscopia, são alguns ensaios em que a eletricidade e a gravidade são empregadas. Portanto, a osmose, utiliza a passagem de solutos, a qual mistura condutância e resistência que são fenômenos eletromecânicos aplicados a nível celular.