Bioquímica e Metabolismo: Uma união eficaz

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A bioquímica é ciência que estuda os processos químicos aplicados a biologia. Dentre as várias ramificações desse campo de conhecimento posso citar o metabolismo. O metabolismo compreende diversas reações no organismo, as quais são fundamentais para o equilíbrio funcional, também conhecida como homeostase. Logo, pela grande quantidade de informação surge uma nova subárea de estudo, a bioquímica e metabolismo.

Relembre os conceitos básico nesse artigo, https://blog.meuguru.net/bioquimica-o-porque-do-seu-estudo/.

Metabolismo integrativo

Acerca do metabolismo, é originado de outro grande campo de estudo, a fisiologia. Alguns estudiosos declaram o metabolismo como o conjunto de todas reações que acontecem no corpo humano. Sendo assim, um grande número de ações fisiológicas e/ou metabólicas tem por finalidade a obtenção de energia para o desempenho das funções celulares. Contudo, para a aquisição energética, é importante a utilização de nutrientes para a regulação metabólica visto que sem eles não ocorre a produção energética adequada. Portanto, a glicose, lipídios e proteínas são as principais moléculas para obtenção de energia.

Reações no metabolismo

As reações metabólicas são catalisadas por diversas reações enzimáticas que produzirá energia no nosso organismo. Além dessa atividade primária, as enzimas conseguem desempenhar outros papéis importantes como a conversão de nutrientes em macronutrientes. Contudo, o caminho contrário pode acontecer, ou seja, a conversão de moléculas grandes em moléculas pequenas, também mediadas por enzimas. Sendo assim, o principal agente que regula as nossas funções no nosso corpo, é a enzima, pois sem ela, nossas funções são prejudicadas e pode causar as patologias.

Vias metabólicas

Acerca do processo metabólico, o mesmo pode ser classificado em duas em categorias energéticas a depender do seu propósito. Assim, para ocorrer a obtenção da energia, além da enzima é necessária outra molécula, o oxigênio, que é importante para a produção energética. Portanto, o metabolismo na presença do oxigênio podemos chamar de aeróbio e na sua ausência de anaeróbio.

Finalidades

Tendo em vista a importância do metabolismo, ele também pode ser classificado em duas vias de ação. As vias metabólicas são importantes pois tem a função primordial de regular a degradação e crescimento tecidual. Portanto, a via degenerativa, denominada de catabolismo, e a via construtiva é chamada de anabolismo.  

Catabolismo

O catabolismo é caracterizado, como um processo constante e envolve a destruição de moléculas grandes em produtos menores, que promove a liberação de energia. Sendo assim, a energia liberada no processo catabólico que pode ser aproveitada pelo organismo afim de realizar outras funções orgânicas. Logo, a molécula mais importante nessa via, é o oxigênio, pois é responsável por diversas reações moleculares.

O catabolismo aeróbio acontece com a presença de oxigênio, a qual combina-se com moléculas de hidrogênio na cadeia transportadora de elétrons. Desse modo, nesta via, serão produzidos como produtos finais, o gás carbônico e água.

O catabolismo anaeróbio ocorre na ausência do oxigênio. Assim, para que o processo de obtenção de energia seja feito, é necessário a presença de íons, como o sulfato, nitrato, fumarato e amônia. Os produtos finais gerados por esse metabolismo são o etanol e lactato, visto que esses compostos são altamente tóxicos e causam danos celulares.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!