Bioquímica: O porque do seu estudo.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A bioquímica é ciência que estuda os processos químicos aplicados a biologia. Estes procedimentos envolvem toda reação que acontece no organismo, desde o nível molecular até o nível sistêmico. Dessa forma, essas reações são denominadas metabolismo: Que é a chave de todo processo de homeostase, sendo abordada na fisiologia.

Relembre o conceito de homeostase, https://blog.meuguru.net/fisiologia-humana-homeostase-descomplicada/

A bioquímica é uma matéria constantemente confundida com outras disciplinas, como a biologia molecular, genética, fisiologia e a biofísica. Estas disciplinas apresentam uma relação íntima, porém evidenciam conteúdos diferentes.

Compostos bioquímicos.

            Na bioquímica, não obstante, da grande existência de seres vivos, muitas reações e estruturas compartilham as mesmas funções. Essas funcionalidades, são importantes para auxiliar em pesquisas científicas, que podem ser empregados seres de maior reprodutibilidade como os ratos e camundongos. Assim, todas as espécies são formadas por elementos químicos como: o carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que em diferentes combinações constituem novas moléculas.

            Tendo em vista que as moléculas produzidas pelas diferentes combinações ainda podem se recombinar, dando origem a novos compostos biologicamente ativos. Esses compostos são analisados de forma isolada, mas atuam em conjunto para o melhorar o funcionamento do organismo. Logo, posso afirmar que toda criatura executa processos básicos que vão manter a conservação da vida.

Principais estudos na bioquímica.

            No conhecimento da bioquímica, as principais fontes estudo são a água, carboidratos, proteínas, ácidos nucleicos e não menos importante, os lipídios. O entendimento acerca destas estruturas moleculares nos permitirá obter um vasto conhecimento ao longo da vida. Enfim, saber separa-las distintamente é uma questão muito difícil, já que são bem íntimas em seu pleno funcionamento. Mas não tema gurunauta, estou aqui para descomplicar todo esse magnífico assunto que você entenderá de forma simplificada e direta.

Descobertas relevantes.

            Algumas descobertas merecem destaque no ramo da bioquímica, dentre essas: O descobrimento do ácido desoxirribonucleico, o DNA. Essa molécula é formada por ácidos nucleicos, que por sua vez são constituídos de aminoácidos e hidrogênio. Outro fato histórico da bioquímica, descoberto por Anselme Payen; é o isolamento da enzima (diastase) que é igualmente formado por compostos de aminoácidos. Contudo, as enzimas têm papel relevante nos processos bioquímicos, visto que é o principal mediador entre reações a níveis fisiológicos e farmacológicos. Portanto, é possível notar que os aminoácidos possuem alta relevância não somente na bioquímica, mas também em outras ciências bioquimicamente dependentes.

Aplicações da bioquímica.

            O profissional bioquímico tem a utilização da tecnologia a seu favor, para o melhoramento não apenas orgânico, mas também ao nível industrial. Tais conhecimentos podem auxiliar no aprimoramento de diversas áreas de interesse econômico da indústria. Das importantes aplicabilidades em que consiste o conhecimento bioquímico, posso mencionar as áreas alimentícias, farmacológicas, cosmetológicas e a biotecnologia. Contudo, o principal foco do aprendizado segue na aplicação perante a população como as análises clínicas, ambientais e químicas.

Falhas.

Acerca de todo processo biológico, há chance de ocorrer falhas as quais podem acontecer por diversos motivos. Sendo assim, a bioquímica tem por finalidade, explicar por métodos não invasivos o porque estar acontecendo tal anomalia em nosso organismo. Portanto, a bioquímica ramifica-se em subáreas com finalidade de estudo clínico tais como a ciência clínica, médica e metabólica afim de elucidar os processos defeituosos.

Procedimento de análise bioquímica, fonte: https://www.univates.br/espaco-academico/laboratorios-ensino.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!