Cementação Gasosa

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Queima de Gases para a cementação gasosa

A cementação gasosa é um tratamento termoquímico que tem como objetivo adicionar carbono na superfície de um aço carbono ou aço baixa liga por via gasosa. Gases como o propano, o butano, o gás natural e até o álcool etílico são as fontes carburantes do processo.

Também estão presentes alguns gases não-cementantes, ou gases veículos, que auxiliam a estabilizar a pressão e auxiliar nas reações químicas. Alguns gases veículos populares têm como base o gás nitrogênio, o gás hidrogênio, bem como o monóxido e o dióxido de carbono.

A temperatura para a realização da cementação gasosa está entre 870 °C e 950 °C, formando uma camada de 0,4 a 2,0 mm de espessura. O tratamento termoquímico pode durar de 2 a 24 horas e permite a realização de uma têmpera direta posterior.

As principais reações químicas envolvidas no tratamento liberam o carbono para a superfície da peça tendo como subproduto o hidrogênio gasoso e monóxido e dióxido de carbono. Tanto o monóxido quanto o dióxido de carbono podem reagir novamente e liberar mais carbono para a peça.

Os fornos para a realização do processo podem ser intermitentes ou contínuos, sendo que os contínuos possuem maior produtividade. Os fornos contínuos são melhores para grandes lotes de peças na qual se deseja uma fina camada endurecida.

Vantagens e Limitações

A queima dos gases carburantes fornece uma atmosfera de eficiência constante, diferentemente da cementação sólida, na qual a eficiência cai gradualmente. Também é um processo mais rápido, mais limpo e mais eficiente do que a cementação sólida, sendo vantajoso para a produção de peças pequenas de forma contínua.

O equipamento necessário para a execução da cementação sólida é de gusto elevado, da mesma forma que a mão-de-obra que deve ser mais qualificada. As reações químicas decorrentes da queima dos gases também são mais complexas, podendo ser mais difíceis de se prever.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!