Cianetação e Carbonitretação: Características

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Cianetação

O tratamento termoquímico de cianetação consiste em se adicionar carbono e nitrogênio simultaneamente por via líquida a um aço. Tanto aços carbono quanto aços baixa liga podem passar por este tratamento. É possível combinar os efeitos da adição de carbono e de nitrogênio, conferindo dureza e resistência a um produto enquanto são adotadas temperaturas intermediárias entre os tratamentos de cementação e nitretação.

As substâncias presentes no banho são cianetos, bem como carbonato de sódio e cloreto de sódio, que são as fontes de carbono e de nitrogênio. O cianeto é um produto tóxico, por isto o seu descarte correto pode ser problemático.

A cianetação é um tratamento rápido, que pode durar de quinze minutos a duas horas. Uma limitação deste tratamento é que a sua camada é muito superficial, podendo estar entre 0,006 e 0,150 mm. Assim como todo processo por via líquida, se faz necessária uma limpeza posterior.

Carbonitretação

Este tratamento também consiste em se adicionar carbono e nitrogênio na superfície de um produto, buscando os mesmos efeitos e benefícios. Este tratamento, no entanto, ocorre por meio de gases, tais como gás natural, propano, amônia, dentre outros. Estes gases fornecem tanto carbono quanto nitrogênio.

A faixa de temperaturas da carbonitretação é a mesma da cianetação, estando entre 700 °C e 900 °C. É um processo mais lento, que pode durar entre trinta minutos e seis horas, porém a camada endurecida é muito maior, podendo estar entre 0,07 mm e 0,70 mm.

Uma peça que passa pela carbonitretação possui maior resistência à fadiga e ao impacto, além do processo ser muito mais limpo do que a cianetação. Também é um processo viável em peças de geometria complexa. Dentre os seus inconvenientes, destacam-se suas maiores distorções em comparação a cianetação e sua camada é menos profunda do que a de uma peça cementada.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!