Como ocorre a cicatrização?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Venha por meio desse post entender como funciona a cicatrização e por meio disso, aprender mais sobre o corpo humano.

Você sabia que ainda no nosso corpo há fases da cicatrização?

Aspectos de cicatrização:

A cicatrização de feridas nada mais é do que um mecanismo de reparação tecidual após algum tipo de lesão, seja trauma ou morte celular, e que formam dependendo do caso as cicatrizes.

Desse modo, ocorre a representação de um processo secundário de recuperação incompleta do tecido danificado e é dividido em etapas como processos:

Sendo a caracterização dessa cicatrização de diferentes tipos como:

Cicatrização primária:

A ferida foi marcada por bordas que foram suturadas entre si para que houvesse pouca perda de tecido nessas bordas, nenhuma infecção e tecido de granulação ligeiramente edematoso. Exemplo: cicatrização de feridas pós-operatórias.

Cicatrização secundária:

Entenda que as bordas da ferida estão distantes umas das outras, formam-se grandes coágulos, a perda tecidual é maior e, se um processo infeccioso se inicia, a resposta inflamatória aumenta.

Como resultado, a regeneração celular leva mais tempo.

Cicatrização terciária:

Primeiro, a ferida é aberta e progride com intenção secundária de cicatrização e um processo de limpeza e desbridamento dos tecidos.

Posteriormente, a sutura é realizada, permitindo que a ferida se desenvolva com a primeira intenção de cicatrizar.

Fases da cicatrização:

Abaixo, há a elucidação das fases para que você leitor visualize-as:

Cicatrização
Elucidação das fases. Fonte: Internet.

Além disso, é válido ressaltar que há fases na cicatrização, como a fase inflamatória, fase de proliferação e também a fase de maturação.

Fase inflamatória:

Esta etapa é projetada para interromper o extravasamento de sangue e remover células mortas, micróbios e outros materiais estranhos do local.

Juntamente com a duração média de 24 a 48 horas e pode ser concluído em até 2 semanas. A perda da integridade epitelial estimula duas respostas imediatas, a saber: hemostasia e inflamação.

Frequentemente a primeira ocorre após a liberação de substâncias vasoconstritoras (especificamente tromboxano A2 e prostaglandinas), que levam à agregação de plaquetas na parede do vaso, estimulando a cascata de coagulação e citocinas.

Por sua vez, a cascata de coagulação é projetada para estimular a chegada de fatores de crescimento como: fator de crescimento transformador beta (TGF-β), fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF)

Antecipadamente o fator de crescimento derivado de fibroblastos (FGF a e b) e fator de crescimento epidérmico fator de crescimento (EGF), que por sua vez atrai o neutrófilos (importantes para a fagocitose das bactérias) para o local.

Fase proliferativa:

Logo depois o principal objetivo da fase proliferativa é a formação do tecido de granulação (composto por tecido conjuntivo, capilares, leucócitos, colágeno tipo III e proteoglicanos).

Por meio disso, você deve compreender que esse ciclo se inicia por 48 horas após a lesão e dura até duas semanas. É dividido em 4 subfases: epitelização, angiogênese, fibroproliferação e formação de tecido de granulação.

Fase de maturação:

Como você viu anteriormente, inicialmente, a marca registrada da cicatrização é a presença de tecido conjuntivo frouxo. Sua composição é colágeno tipo III, a composição mais fina.

Ainda mais a fase de maturação é especialmente marcada por essa alteração do colágeno, que passa a ter fibras mais espessas, o que torna a superfície da ferida mais firme (aumento da tensão) e sua espessura reduzida.

Então resumidamente para que você compreenda. Em síntese aos poucos, a velha matriz vai sendo desfeita para dar lugar a novas estruturas organizacionais. Nessa fase, o colágeno é produzido, digerido e suas fibras redirecionadas e reorganizadas.

Leia mais

Saiba mais sobre esse assunto, por meio dos links:

https://www.scielo.br/j/abcd/a/wzTtGHxMQ7qvkBbqDLkTF9P/#:~:text=O%20processo%20de%20cicatriza%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,da%20matriz%20extracelular%20dos%20tecidos.

https://www.vuelopharma.com/entenda-as-fases-do-processo-de-cicatrizacao/

http://dermacenterclinica.com.br/saiba-como-acontece-o-processo-de-cicatrizacao/

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!