O que é um circuito elétrico?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Um circuito elétrico é um caminho que permite a passagem da corrente elétrica, de modo que circuitos elétricos são trechos fechados, que iniciam e encerram no mesmo ponto.

Os circuitos são formados por vários elementos interligados que viabilizam a passagem da corrente elétrica. Ou seja, em um circuito elétrico simples encontramos vários caminhos que vão permitir o livre acesso das correntes elétricas.

A corrente elétrica é o movimento ordenado das cargas elétricas. Logo, é o fluxo organizado de partículas eletrizadas (íons ou elétrons).

Pode-se representar a corrente elétrica pela letra “I” e é medida em ampere (A), sendo que dentro do ramo da eletricidade a corrente elétrica é amplamente estudada.

Entre as diversas funções dos circuitos elétricos está a possibilidade de acender uma lâmpada ou ligar um computador.

O circuito elétrico é uma grandeza fundamental da física, que pode ser avaliado por medidores ideais como os amperímetros e os voltímetros. As equações utilizadas pelos estudos dos circuitos elétricos estão contidas na Lei de Kirchhoff e na Lei de Ohm.

Elementos resistos no circuito elétrico

Para que os circuitos elétricos cumpram o seu papel é imprescindível que todos os elementos estejam funcionando de uma forma correta.

Esses elementos também podem ser chamados de resistências.

Os resistores tem das funções principais: transformar a energia elétrica em energia térmica e limitar o fluxo da corrente elétrica através do controle de tensão.

A associação de resistores pode ser em série ou em paralelo, assim:

  • Resistores em série: podemos dizer que um circuito elétrico está associado em série quando estão ligados a um mesmo trajeto, ou seja, quando existe apenas um caminho para a passagem da corrente elétrica. Esse é o caso de alguns pisca-piscas, que quando uma das lâmpadas queimarem, as demais irão parar de funcionar.
Circuito elétrico em série
Figura 1: circuito elétrico em série
  • Resistores em paralelo: na associação em paralelo, quando um dos resistores queimam a corrente elétrica que circula entre os demais componentes do circuito elétrico, não sofre alteração.
Figura 2: circuito em paralelo

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!