Colprológico funcional: Saiba o que é

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A parasitologia é a ciência que estuda os seres biológicos que tem a capacidade de se hospedar em outros indivíduos. Desse modo, para o correto diagnóstico das patologias que estão relacionadas a parasitoses, surge uma ramificação desta ciência, a parasitologia clínica. Entretanto, patologias, de nível intestinal, não são causadas por parasitas de forma isolada. Sendo assim, têm a capacidade de danificar o sistema gastrointestinal. Portanto, esse lesão, conhecida como colprológico funcional, bastante requisitada nos dias atuais.

Compreendendo a parasitologia clínica

A parasitologia é a ciência que estuda os seres biológicos que tem a capacidade de se hospedar em outros indivíduos. Os seres parasitológicos, possuem a habilidade de causar doenças, portanto, essas devem ser investigadas afim da correta conduta terapêutica. Desse modo, para o correto diagnóstico das patologias que estão relacionadas a parasitoses, surge uma ramificação desta ciência, a parasitologia clínica.

Ramificações da parasitologia clínica

Acerca do estudo clínico na parasitologia além de exames relacionados aos vetores, também pode-se realizar análises funcionais. Desse modo, exames complementares são fundamentais que por sua vez apenas a amostra fecal não é suficiente para o diagnóstico. Portanto, os exames mais solicitados no diagnóstico auxiliar que posso mencionar são: teste de tolerância a lactose, colprológico funcional, sangue oculto, dentre outros.

Conceito de colprológico funcional

O exame colprológico funcional realizado nas fezes, tem por finaliade detectar a presença de microorganismos patogênicos, tais como fungos, parasitas e bactérias. Desse modo, podem contribuir para o surgimento de várias doenças de natureza crônica e doenças neurológicas. Sendo assim, nos fornece informações importantes sobre a parasitologia. Nos remete a um guia sobre prescrição e tratamento de forma eficaz, frente aos tipos parasitários encontrados na amostra. O teste, também determina o quantitativo e os níveis de bactérias que nos traz diversos benefícios. Portanto, o colprológico funcional nos permite enxergar a natureza imunológica e o marcadores associados ao processo inflamatório.

Complicações que envolvem o colprológico funcional

Várias patologias crônicas, são oriundas de problemas gastrointestinais e má absorção dos alimentos. Desse modo, a função do sistema gastrointestinal adequada, necessitamos excretar substâncias nocivas ao nosso organismo, como por exemplo as bactérias patogênicas. Sendo assim, os restos alimentares que não foram completamente digeridos do nosso organismo, devem ser eliminados. Portanto, os nutrientes, devem ser armazenados em compartimento específicos afim de evitar contaminação e consequentemente, doenças.

Cuidados para a obtenção da amostra ideal

Para todo exame realizado, deve ser coletado amostra biológica para realização de tal ato com fins diagnósticos. Sendo assim, a amostra, para avaliação gastrointestinal, são as fezes. Portanto, para garantir o melhor resultado, cuidados básicos serão seguidos. Desse modo, vou elencar os principais parâmetros para realização da melhor coleta.

Material

Acerca do material biológico, produzido logo após o momento de evacuação. Sendo assim, emitido recentemente, após uma dieta especial de três dias. Em hipótese alguma, não se permite o uso de laxativos ou purgantes. Desse modo, o material têm ser acondicionado em coletor próprio de plástico, limpo e esterelizado.

Cuidados especiais para o colprológico funcional

  • Não contaminar com amostra urinária.
  • Não coletar diretamente do vaso sanitário.
  • Caso, o paciente seja mulher, não coletar no período menstrual.
  • Não usar laxantes ou purgativos três dias antes da coleta.
  • Não ingerir bebidas gasosas e alcoólicas três dias antes da coleta.

Dieta

A dieta alimentar do paciente, deve ser a mesma sem alterações. Sendo assim, queremos ver o modo de vida do indivíduo e seus hábitos. Desse modo, se recomenda a adição de alguns alimentos setenta e duas horas antes da coleta do exame. Nas principais refeições, deve aumentar a quantidade de proteína animal, feijão e carboidratos complexos, tais como batata e macaxeira/mandioca/aipim. Nos lanches, se recomenda a adição de leite e seus derivados. Portanto, essa adição de nutrientes tem por finalidade, avaliar o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios.

Chegamos ao fim de mais um artigo de interesse acadêmico. Desse modo, meu caro leitor, se deseja aprender mais sobre as doenças que envolve o colprológico funcional, não deixe de acompanhar.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a parasitologia clínica, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!