Comidas: Sabendo melhor sobre os alimentos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A bromatologia caracterizada como a ciência que estuda os alimentos, sua composição, tipos de alimentos e suas possíveis alterações. Sendo assim, seu conhecimento abrange o entendimento da composição alimentar, calorias, dieta, propriedade físicas, química, toxicológicas e as possíveis fraudes. Portanto, meu caro leitor, através desse post, você saberá mais sobre a bromatologia e retirar algumas de suas dúvidas iniciais. Logo, iremos ver mais adiantes, sobre a composição das comidas e suas propriedades importantes para o nosso organismo.

Composição das comidas

Acerca do entendimento das comidas, as mesmas são compostas por vários agrupamentos de substâncias. Desse modo, essas substâncias podem ser orgânicas, quanto inorgânicas. Sendo assim, veremos informações importantes acerca do composição das comidas e suas importâncias.

Compostos das comidas do tipo orgânico

São os tipos de substâncias que têm papel unicamente orgânico na natureza. Desse modo, posso elencar as proteínas, lipídios, carboidratos e vitaminas. Sendo assim, veremos daqui a pouco mais sobre as suas propriedades.

Compostos das comidas do tipo inorgânica

Assim como as substância orgânicas, os alimentos também são constituidos de elementos inorgânicos. Desse modo, os principais que compostos que posso citar são: a água e sais minerais como cálcio, fósforo, sódio, cloro, potássio, enxofre, ferro, iodo, cobre, magnésio, cobalto, zinco e dentre outros.

Entendendo os compostos orgânicos

Acerca do conhecimento dos alimentos, os mesmo são formados pelos mais variados compostos e suas mais diferente combinações e arranjos. Desse modo, podemos ingerir de diversas formas, esses compostos com fins nutricionais. Portanto, veremos a partir de agora, quais são esses elementos e suas funções básicas em nosso organismo.

Carboidratos

A sua principal função é prover energia ao organismo, e podem converter-se em gordura corporal. Sendo assim, obtida através de origem animal e vegetal. Desse modo, as fontes vegetais são as frutas, algumas verduras e legumes. Logo, a fonte animal mais conhecida é o leite.

Gorduras ou lipídios

Esse tipo alimentar nos proporciona maior aporte energético que os carboidratos e também podem formar gordura corporal. Sendo assim, obtido de alimentos de origem animal quanto vegetal. Desse modo, para fins de saúde, a gordura de origem vegetal é mais benéfica por ser do tipo insaturada, pois essa não consegue fazer depósitos de gordura. Esses depósitos de gordura, são conhecidos como placa de ateroma. No entanto, as piores gorduras são as obtidas de origem animal, logo essas são conhecidas como gordura saturadas, que tem a capacidade de formar placa de ateroma.

Proteínas

Esses são compostos por aminoácidos que constituem em os materiais necessários para o crescimento e a reparação dos tecidos. Sendo assim, esse tipo alimentar, obtido também por origem animal quanto vegetal. Desse modo, têm por funcionalidade realizar reações enzimáticas, formar estruturas musculares, formar anticorpos, nos defender de agentes patológicos. Portanto, considerado o maior nutriente com maior funcionalidade no organismo. Por esse motivo, sempre resguardado pelo organismo como última fonte energética, pois apresenta a maior funcionalidade.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a bromatologia, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá imagens e assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!