Como estudar para a prova de Linguagens do Enem

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

O Enem é, sem dúvidas, uma das provas mais importantes para os estudantes brasileiros, já que por meio da nota do Enem aplicada ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é possível se candidatar em universidades federais por todo o país e, além disso, tentar o ingresso em uma faculdade privada pelo Prouni e Fies. De acordo com o próprio edital do Enem, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aborda Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Em geral, as questões são muito extensas e podem ser cansativas. Veja no MeuGuru tudo sobre como estudar para a prova de Linguagens do Enem.

O que estudar para Linguagens no Enem: matérias mais cobradas

De acordo com um levantamento feito pelo curso pré-vestibular Poliedro, os temas mais cobrados em Linguagens no Enem são, em Português: estrutura e formação de palavras (23,8%); tendências contemporâneas (23,7%); preceitos básicos dos estudos literários (14,3%) e pontuação (14,3%)

Já em Interpretação de Texto, temos: aspectos do texto (33,3%); tipos de texto (15,8%); funções da linguagem (12,5%); categorias de mundo (9,2%). Por sua vez, na disciplina de Artes, cobrou-se mais: arte em nosso tempo (36%); múltiplas artes (27%) e modernismo e vanguardas europeias (27%).

Por fim, em Educação Física, os principais tópicos explorados pelos examinadores do Enem foram a influência da mídia no corpo (37,5%); esportes adaptados (25%) e esporte e espetáculo (25%).

Atenção: as provas de Inglês e Espanhol focaram-se 100% em interpretação de texto.

Sabendo quais são as matérias mais cobradas, você pode direcionar seus estudos para elas, permitindo assim um maior aproveitamento do tempo. Use os dados ao seu favor!

Dicas para a prova de linguagens do Enem

Agora que você já sabe o que estudar para Linguagens no Enem, falta descobrir como estudar para a prova de linguagens do Enem. Para sua sorte, abaixo elencamos diversas dicas que podem ser usadas para se preparar para essa prova e também para fazê-la na hora H:

  • Faça questões anteriores. Esse é o melhor conselho que podemos dar para qualquer um que vá fazer o Enem ou qualquer outra prova, já que fazer questões anteriores prepara você para o ritmo da prova, para a estrutura das questões e também para o que é usualmente cobrado.
  • Abuse dos simulados. Treino é treino e jogo é jogo, mas fazer simulados ajuda a preparar você para as condições de temperatura e pressão que irá invariavelmente enfrentar na hora da prova.
  • Adote a leitura no seu tempo livre. Livros, revistas, jornais, bula de remédio… Não importa. A prova de Linguagens do Enem é muito cansativa e você precisa estar preparado para enfrentar aquele volume de texto.

Durante a realização da prova, concentre-se nos textos. Como vimos, a interpretação de texto é uma parte importante da prova de Linguagens, e geralmente a resposta para a questão estará justamente no texto. Pratique a leitura atenta e, na dúvida entre uma alternativa ou outra, escolha aquela que mais tem a ver com o enunciado da questão.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!