Como estudar para OAB primeira fase sozinho

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Os períodos finais do curso de Direito vão chegando e, além de lidar com as pressões de estágio, trabalho de conclusão de curso (TCC), surge sempre a pergunta: e aí, já passou na OAB? Mesmo que você não deseje advogar e tenha outros planos profissionais, como seguir carreira acadêmica ou se dedicar a preparação para concursos públicos, contar com uma aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil é uma segurança. Além disso, é algo que passa a sensação de “missão cumprida” para os bacharéis em direito. Para ser aprovado na primeira fase, não é preciso gastar com cursinhos caros ou longas horas de estudo. Confira nosso artigo sobre como estudar para OAB primeira fase sozinho.

Como começar a estudar para a primeira fase da OAB

O primeiro passo para começar a estudar para a primeira fase da OAB é conhecer o território no qual você está entrando. Bem, essa é uma prova de 80 (oitenta) questões objetivas com cinco horas de duração, e você precisa acertar metade, ou seja, 40 (quarenta) questões para ser aprovado na primeira fase.

Sim, apenas quarenta questões já garantem que você vá para a segunda fase, na qual já é possível escolher uma matéria só com que você tenha mais afinidade. Como, então, garantir o acerto de pelo menos quarenta questões?

O que devo estudar para a primeira fase da OAB

Primeiramente, é preciso saber quais são as matérias cobradas na prova e, proporcionalmente, qual o peso que elas têm. Vejamos o que diz o edital do último exame aplicado pela OAB sobre as áreas cobradas na prova objetiva: temos Direitos Humanos, Direito do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito e Ética Profissional.

Uau! Muita coisa para estudar, certo?

Sim, mas por isso iremos usar uma técnica de estudo inteligente. Acima de tudo, deve-se saber que as 80 questões não estão divididas de forma igual entre essas disciplinas. Portanto, algumas matérias caem mais do que as outras, e por isso precisam de uma atenção especial.

São disciplinas basilares, isto é, que correspondem a mais da metade da prova: Ética Profissional, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Administrativo.

Já nas disciplinas cujas questões contam em torno de um quarto da prova, temos: Direito Empresarial, Direito Processual Penal, Direito Processual do Trabalho e Direito Tributário.

Por fim, as disciplinas que menos caem são Direitos Humanos, Direito Internacional, Direito Ambiental, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito.

Ou seja, você pode e deve priorizar Ética Profissional na hora de estudar a Filosofia do Direito, por exemplo.

Método – estudar para primeira fase OAB

O método para estudar para OAB primeira fase sozinho que usei e que me garantiu uma aprovação de primeira foi comprar um livro de questões antigas das provas da OAB, separadas por matéria (mas você pode usar bancos de questões online). Depois, fazer pelo menos vinte questões por dia, durante pouco mais de dois meses. Além de criar consistência nos estudos por ter uma rotina diária, foquei nas disciplinas que mais caiam na prova. É sempre bom saber: Ética Profissional, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Administrativo.

Na minha opinião, o estudo de Ética Profissional é dos mais desafiadores, já que não vemos essa matéria na faculdade. Felizmente, há muitas videoaulas de Ética disponíveis gratuitamente no YouTube. Além disso, os principais cursinhos costumam fazer lives na véspera da prova comentando e revisando matérias importantes. Vale a pena acompanhar essas transmissões, pois sempre garantem uma questão ou outra.

No mais, relaxe! A prova de ingresso na OAB ocorre várias vezes por ano. Se você não passar nas primeiras tentativas, tudo bem — assim como o carnaval, é certeza que ela vai ocorrer de novo. Que tal utilizar a técnica do estudo intercalado para facilitar a aprovação?

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!