Como fazer estudo intercalado

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Estudar é, sem dúvidas, uma atividade na qual desejamos obter a maior produtividade no menor tempo possível. Felizmente, existem diversas técnicas de estudo que nos ajudam a alcançar esse objetivo e assim melhorar nosso rendimento. Entre essas técnicas está o estudo intercalado, sendo exatamente o que parece: intercalar diferentes matérias para obter um melhor aproveitamento ao final de uma sessão de estudos. Contudo, como obter o máximo de proveito dessa ferramenta que parece tão simples? Confira como fazer estudo intercalado e outras dicas de estudo no blog MeuGuru.

O que é estudo intercalado

O estudo intercalado pode ser resumido em uma única palavra: rotatividade. Isso significa que, dentro de um ciclo de estudos, você irá misturar matérias diferentes para obter maior dinamismo e, por consequência, um maior aproveitamento. Quando o cérebro está exposto a novidades, a tendência é prestar mais atenção.

Vamos imaginar que você seja um aluno que não goste nem um pouco das matérias de Humanas, por exemplo, mas que adore Exatas. Pense que você, antes de conhecer o estudo intercalado, decidiu dividir os dias de estudo da sua semana da seguinte forma:

Com esse cronograma, passar um dia inteiro estudando Português, História ou Geografia será um tormento. Textos para ler, exercícios muito distantes do que você gosta de fazer… Com solucionar esse problema?

Bem, em primeiro lugar, você pode dividir o tempo de estudo de cada dia e incluir uma matéria que você goste. Ler um capítulo de História vai ser fácil se você souber que o que te espera é uma lista de questões de Matemática.

Nesse sentido, o método de estudo intercalado serve para os seguintes propósitos:

  • Ajudar na concentração. Como o estudo intercalado dá uma sensação de gratificação, já que você sabe que vai estudar algo que gosta naquele dia, é muito mais fácil manter a sessão de estudos;
  • Melhorar a fixação de conteúdo. Lembre-se que como você vai dividir as matérias em menores pedaços ao longo da semana, será muito mais fácil fixar o conteúdo, já que as revisões semanais serão multiplicadas;
  • Criar consistência. Ter uma rotina de estudos é, sobretudo, um hábito, e a técnica de estudo intercalado ajuda a ter consistência nessa rotina.

Como aplicar

O primeiro passo para usar o método de estudo intercalado é estabelecer um cronograma de estudos, que deve ser variado e conter disciplinas diferentes entre si. Nesse sentido, tente manter no máximo quatro disciplinas por dia, e para dividir o tempo de estudo você pode usar a técnica pomodoro.

Depois, tente começar cada sessão de estudos com uma matéria que ainda não foi estudada, para depois partir aquela que você está familiarizado. Para fazer tais revisões, o método de flashcards pode ajudar.

Todavia, lembre-se de programar pequenos períodos de descanso entre o estudo de uma matéria e outra, e jamais se esqueça do fundamental: as matérias estudadas devem ser diferentes entre si. Caso você seja um estudante de Psicologia, por exemplo, estude uma matéria teórica e, depois, estatística, que requer outras habilidades. Pronto! Combinando o estudo intercalado com as outras técnicas que citamos, você tem tudo para melhorar seu aprendizado.

Para saber mais, confira esse vídeo sobre estudo intercalado.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!