Como fazer gráficos online

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Nesse artigo você vai aprender a como fazer gráficos online.

Olá gurunauta, esse artigo é dedicado a você que já passou aquele perrengue na faculdade tendo que resolver questões que pediam esboço de gráficos de funções malucas. De fato, nem sempre é fácil esboçar um gráfico, no entanto, com algumas ferramentas online e gratuitas essa tarefa fica moleza. Então, vem conferir como fazer gráficos online e arrase nos desenhos e garanta sua aprovação.

Exemplo de uma função para o assunto de gráficos.

Por que plotar/fazer gráficos ?

Antes de começarmos o conteúdo, é importante entendermos a importância dos gráficos. De fato, na área de exatas muitas vezes queremos estudar funções, e entender como essas funções representam aplicações do nosso interesse. Então, uma das formas possíveis para fazer esse estudo é plotando seu gráfico.

Sabendo o gráfico de uma função, podemos determinar os pontos onde a função é máxima, mínima, se tem assíntotas, se é côncava ou convexa. Ou seja, tendo o conhecimento do gráfico é possível descobrir muitas coisas interessantes sobre as funções. Portanto, saber fazer gráficos é uma habilidade muito importante e que pode te ajudar muito seja nas matérias de cálculo e/ou exatas e até mesmo na carreira profissional.

Tendo isso em vista, vamos apresentar 3 ferramentas gratuitas e online para você fazer gráficos de funções.

GeoGebra online

A primeira ferramenta é o GeoGebra. Esse software é totalmente gratuito e possui tanto uma versão para download quanto uma versão para uso online. Com ele você pode plotar gráficos 2D e 3D de funções de uma, duas e três variáveis.

Print de um gráfico de uma função gerado no GeoGebra online.
Figura 1. Print de tela do GeoGebra.

Além disso, o GeoGebra conta com diversas funcionalidades e até mesmo com a opção de desenvolvimento de aplicações para usos educacionais em sua própria plataforma.

Em suma, ele é uma ferramenta muito poderosa. Entretanto, a desvantagem do GeoGebra é estética, comparado as outras ferramentas que apresentaremos aqui, você verá que ele possui uma qualidade consideravelmente inferior.

Desmos online

O Desmos online, é uma ferramenta similar ao GeoGebra, mas, com alguns recursos a menos. De fato, o Desmos não é tão poderoso, visto que possui suporte apenas para plotagem em 2D.

Figura 2. Print de tela do Desmos

Entretanto, o ponto forte do Desmos é sua beleza e elegância. Claro, o programa conta com diversos recursos computacionais, mas todos também estão presentes no concorrente GeoGebra. Porém, a possibilidade de construção gráfica é tão elegante que, a própria plataforma disponibiliza uma competição online para exposição de melhores artes. Veja um dos finalistas da edição de 2021 na Figura 3.

Figura 3. Finalista da competição de artes no Desmos 2021.

Como fazer gráficos do zero?: Python – Google Colab

Agora, chegamos na alternativa mais root. Caso você seja o tipo de pessoa que quer tudo exatamente do seu jeito, com direito a personalidade e exclusividade, então sua alternativa está aqui. A terceira ferramente que trago é a linguagem de programação Python, sendo uma linguagem de alto nível, seu uso é simples, prático e direto.

Além disso, construir gráficos com Python é algo essencialmente simples que pode ser feito em poucas linhas de código, e o melhor de tudo, pode ser feito totalmente online. Sim, você pode programar em Python online, para isso, basta usar a plataforma Colab. Com essa plataforma você terá a disposição computadores em nuvem para rodar códigos bem casca grossa.

Caso você queira já começar nesse mundo, confira o artigo como Como plotar gráficos com Python? e já comece a produzir gráficos elegantes, sofisticados e totalmente personalizados com seu estilo.

E lembre-se, sempre conte com a Meuguru para te ajudar a garantir a aprovação no semestre. Não passe mais sufoco, contate um Guru e esfrie sua cabeça.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!