Como fazer um resumo para estudar

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Os resumos estão entre as técnicas de estudos mais populares entre os estudantes — definitivamente aposto que você ou mesmo algum amigo já tentou resumir a matéria inteira de uma disciplina pouco antes da prova, o que provavelmente não foi muito eficaz em termos de memorização. Entretanto, se feito com antecedência e usando os métodos corretos, o resumo pode ser uma excelente ferramenta de estudo. Confira nesse artigo do blog MeuGuru tudo sobre como fazer um resumo para estudar.

Resumo para estudar: orientações gerais

Antes de mais nada, todos os bons resumos partem de um ponto em comum: uma leitura atenta do conteúdo a ser resumido. Assim, você deve ler o capítulo do livro ou da apostila com atenção, tomando notas nas margens e buscando explicar com suas próprias palavras os conceitos mais difíceis. Também se pode contar com o auxílio de ferramentas que auxiliem a destacar as partes mais importantes do texto, como marca-textos coloridos, canetas, etc.

No entanto, mesmo assim tenha atenção às palavras-chave na hora de elaborar um resumo para estudar:

  • O que: ajuda a definir o tópico que está sendo resumido, por exemplo, a Revolução Francesa ou funções de química orgânica;
  • Como: explica o processo pelo qual o objeto do resumo aconteceu. Em biologia, o “como” pode ser a síntese de um processo, por exemplo;
  • Quando: serve para situar o resumo no tempo. Saber quando ocorreu a Guerra da Coreia é importante para compreender a influência da Guerra Fria na região;
  • Onde: situa o resumo no espaço. Caso você esteja estudando a gravidez nas mulheres, é interessante situar na região do corpo em que ocorre (nesse caso o sistema reprodutivo);
  • Quem: é o agente do resumo, é a pessoa ou situação com maior importância naquilo que está sendo discutido ali. Se você estiver estudando a Crise dos Mísseis de Cuba, deve constar no seu resumo que os agentes políticos importantes foram Nikita Khrushchev, John F. Kennedy e Fidel Castro.

Ademais, outra dica importante é que seu resumo não pode ser grande, o ideal é que tenha aproximadamente um quarto do conteúdo a ser resumido originalmente. Também é muito importante que você não copie diretamente da fonte, e sim que tente escrever com suas palavras, da maneira como você entendeu.

Resumo para estudar para o Enem

Sem dúvidas, os resumos podem ser uma ferramenta excepcional para estudar para o Enem. Vamos ver abaixo a um modelo simples de resumo de História para o Enem para inspirar seus próximos resumos:

Crise dos Mísseis de Cuba

O que foi? Confronto entre os Estados Unidos e a União Soviética mediada por Cuba, no qual quase se teve início a uma guerra nuclear.

Como? Cuba tornou-se socialista e apoiada pela União Soviética. Além disso, a ilha ficava muito próxima dos Estados Unidos, maior inimigo da URSS até então. Aproveitando a oportunidade, a URSS instalou diversos mísseis na ilha apontando diretamente para os EUA e, quando isso foi descoberto, causou-se um enorme incidente diplomático. Após intensas negociações, a crise foi solucionada com a retirada dos mísseis soviéticos.

Quando? No ano de 1962, em plena Guerra Fria.

Onde? No continente americano, especialmente na região do Caribe.

Quem? Os agentes mais importantes desse conflito foram Nikita Khrushchev (URSS), John F. Kennedy (EUA) e Fidel Castro (Cuba).

E para saber mais sobre como fazer um resumo, confira o vídeo “Você sabe resumir um texto?” do prof. Noslen. Você também pode aproveitar seu resumo para montar flashcards e facilitar sua revisão, confira tudo nesse artigo aqui.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!