Como ficar calmo na hora da prova

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

À primeira vista, há uma situação muito comum e que diversos estudantes já enfrentaram: a tensão na véspera ou na hora da prova. Por mais que tenhamos nos preparado para aquele momento, com estudos e revisões, ficar nervoso diante de uma prova de vestibular, de concurso público, entre outros, acaba ficando fora do nosso controle. Felizmente, existem diversas técnicas que podem ajudar você a ficar calmo antes e durante a prova. Confira mais sobre como ficar calmo na hora da prova nesse artigo do blog MeuGuru.

Como ficar calmo antes da prova

Primeiramente, estabilizar-se mentalmente antes da prova é muito importante para ter um resultado satisfatório. Veja, por exemplo, o caso do goleiro da Argentina, Emiliano Martinez: para dispersar a tensão da final da copa no jogo contra a França, o jogador afirmou ter conversado muito com seu psicólogo.

Contudo, mesmo que você não tenha um psicólogo ou terapeuta para conversar antes da prova e ajudar a se preparar psicologicamente para o desafio que irá enfrentar, ainda há coisas que se pode fazer:

  • Exercício físico leve. Uma caminhada na quadra ou mesmo uma simples sessão de alongamentos podem ajudar a relaxar a cabeça e ficar calmo antes da prova.
  • Brincar com seu pet. A química cerebral é estimulada quando fazemos carinho num cachorro, gato, ou mesmo quando observamos um peixe em seu aquário. Passar um tempo com seu pet com certeza vai ajudar a dissolver as preocupações antes da prova.
  • Tomar um banho relaxante. Não é preciso nem banheira, nem spa, basta o contato da água em uma temperatura agradável com a pele para obter os resultados relaxantes de um banho.

Como ficar calmo na hora da prova

De antemão, para ficar calmo na hora da prova, podemos fazer um exercício de relaxamento de escaneamento corporal, seguido de aterramento. Para obter sucesso, o ideal é que você já estar no local de prova com certa antecedência.

Logo depois, sentado na cadeira, com as mãos nas coxas e as palmas viradas para cima, comece fazendo três respirações profundas. Também respire e inspire lentamente, sentindo o abdômen crescer e depois se esvaziar de ar. Verifique se sua coluna está ereta e continue prestando atenção na sua respiração.

Agora é hora de começar o escaneamento corporal. Sem deixar a respiração de lado, leve sua atenção ao pé direito, depois ao esquerdo; perna direita, perna esquerda… E assim vai, até chegar ao topo da cabeça. Respire profundamente mais uma vez e sinta seu corpo relaxado.

Por fim, visualize que da sola dos seus pés estão saindo raízes. Essas raízes são fortes e vão quebrando o chão, descendo pelo prédio até encontrar a terra, onde continuam a descer até chegar ao centro. Sinta toda a energia acumulada até o momento sendo liberada para a terra através das solas dos seus pés. Respire profundamente.

Após passar alguns minutos nesse estado de relaxamento, vá voltando gradualmente, mexendo vagarosamente os pés e as mãos. Abra os olhos, sinta a temperatura do ambiente, a luminosidade do local. Nesse momento, é bem provável que você esteja calmo e pronto para fazer sua prova. Boa sorte!

Dica: a prova de redação do Enem pode ser uma das que nos deixe mais tensos. Confira o artigo do blog sobre como ir bem na redação.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!