Como funciona a fibra óptica?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

como funciona a fibra óptica

No mundo moderno, a utilização de fibra é essencial e garante conectividade rápida e direcionamento da luz e imagens. Neste artigo, entenderemos como funciona a fibra óptica e quais suas principais aplicações.

como funciona a fibra óptica

Fibra óptica. Fonte: Automação Industrial.

Antes da fibra, a conectividade por cabos era com base em condutores, como cobre. Entretanto, uma desvantagem é que transmitir sinais com pulsos elétricos é difícil em determinadas situações geográficas e climáticas. Muitas variáveis podem interferir nesse tipo de conexão.

A fibra se destaca, nesse sentido, pois o transporte da luz resiste a diversos tipos de interferências, além de ser mais rápido e confiável.  

Como funciona a fibra?: Funcionamento

A fibra consiste em um material transparente que consegue reter a luz no seu interior, através da reflexão sucessiva. O incrível é que a luz sempre percorre um caminho em linha reta, contudo, ela pode fazer curvas bem agudas quando ocorre a reflexão sucessiva.

como funciona a fibra óptica

Condução da luz através da fibra óptica. Fonte: ZTT Cable.

Para essa reflexão ocorrer sucessivamente, ocorre um fenômeno chamado reflexão interna total, que depende do ângulo de reflexão e dos índices de refração dos materiais utilizados na fibra.

Então, os índices de refração dos materiais em que a fibra é são muito importantes. A fibra óptica é feita de dois tipos diferentes de materiais, um no interior, e um exterior.

como funciona a fibra óptica

secção transversal de uma fibra óptica. Fonte: Wikipédia.

Vemos que o núcleo da fibra tem um índice de refração n1 e o revestimento, isto é, a ‘casca’ da fibra tem um índice de refração n2. Os valores desses índices são importantes para realizar a reflexão interna total e conduzir a luz através de cabeamento óptico.

A fibra óptica não sofre interferências eletromagnéticas, por isso, é útil para uso de transmissão de dados. Também, a fibra é bem mais resistente a qualquer tipo de situação mais extrema, como corrosão, altas e baixas temperaturas, etc.

Como funciona a fibra?: Aplicações

A fibra de vidro é muito importante para transmissão de dados, transporte de luz e de imagens. Hoje, a maior parte das comunicações do mundo são feitas através de fibra de vidro, pois xistem diversas espalhadas entre os oceanos, conectando países e fornecendo conexão rápida e segura.

como funciona a fibra óptica

Cabos submarinos de fibra óptica. Fonte: Wikipédia.

Além disso, a fibra óptica também é bastante útil no âmbito científico, pois permite o transporte da luz de experimentos com lasers. Sem a fibra, seria quase impossível calcular com precisão mudanças pequenas da intensidade de lasers de sensoriamento.

Outra importante aplicação é na medicina, onde diversos exames e procedimentos são guiados através de sistemas ópticos e a laser. A fibra óptica permite o direcionamento correto e preciso para atingir aplicações médicas inovadoras.

Conclusão

Em suma, vimos como funciona uma fibra de vidro e quais são as principais aplicações desta tecnologia que mudou a forma com que os seres humanos trabalham com a luz. Com a fibra, foi possível revolucionar a comunicação e a transmissão de informações a partir de luz. Até o próximo artigo!

referências

https://www.schott.com/pt-br/especializacao/tecnologia-e-processamento/tecnologia-de-fibra-optica

https://www.zttcable.com.br/blog/fabricacao-e-tipos-fibra-optica/

https://www.automacaoindustrial.info/o-protocolo-profibus-parte-iii/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_%C3%B3ptica

Icons made by Chattapat from www.flaticon.com’

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!