Como funciona o telescópio de Newton?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

telescópio de newton

No artigo anterior, falamos sobre o telescópio de Galileu, tecnicamente chamado de telescópio refrator. Esse telescópio é caracterizado por ser constituído de duas lentes. Contudo, esse telescópio tem algumas desvantagens, como a alta presença de aberração cromática. Nesse artigo, falaremos sobre o telescópio de Newton, ou telescópio refletor.

telescópio de newton

Réplica de um dos primeiros telescópios refletores construídos por Isaac Newton. Fonte: Wikipédia.

O telescópio refletor foi construído com êxito pela primeira vez por Isaac Newton, no século XVII. Esse telescópio se diferencia do refrator pois a ampliação é feita a partir de espelhos côncavos e planos, diferente dos refletores que usam lentes. 

Esse telescópio apresenta algumas vantagens em relação aos refratores, pois geram menos aberrações e são mais baratos, quando se trata dos mais potentes.

Telescópio de Newton: Como funciona?

O telescópio de Newton é produzido com espelhos. O espelho primário é o mais importante. Ele fica no fundo do telescópio e é responsável por captar o máximo de luz que o corpo de interesse está refletindo.

O segundo espelho é um espelho plano, que fica em um ângulo de 45 graus em relação ao espelho primário e tem a tarefa de desviar a luz para a lente ocular.

telescópio de newton

Diagrama do telescópio de Newton. Fonte: Wikipédia.

Assim como as lentes, os espelhos podem formar imagens. O espelho primário desse telescópio forma uma imagem menor, porém detalhada, do que está sendo observado. A lente plana é responsável por desviar essa imagem até uma angular, que pode fazer a ampliação necessária na imagem.

telescópio de newton

Telescópio refletor. Fonte: Site Astronomia

Uma vantagem desse tipo de telescópio é a qualidade da imagem. É possível obter belas imagens dos planetas e astros com um custo menor, em comparação aos refratores de mesma potência. 

Além disso, esse tipo de telescópio não tem aberração cromática, bastante presente no telescópio refrator. Isso é muito bom para as observações astronômicas.

Na internet, é bastante comum ver pessoas construírem telescópios refletores com canos 

PVC e espelhos comprados em sites chineses. Não é muito difícil construir telescópio refletores dessa forma, uma vez que o mais complicado de encontrar são os espelhos.

Uma curiosidade é que espelhos côncavos são comuns em espelhos de maquiagem e óticas. Provavelmente o leitor já se olhou em um espelho côncavo em que sua imagem estava ampliada. Contudo, não é possível usar esses espelhos em telescópios, pois eles não têm o acabamento necessário para essa tarefa. Espelhos de telescópios são muito precisos, por isso são mais caros.

Telescópio de Newton: Qual o maior existente?

O maior telescópio refletor existente é o Gran Telescopio Canarias (GTC). Esse telescópio tem um espelho primário de 10,4 metros de diâmetro e é o telescópio mais sofisticado existente. 

telescópio de newton

Telescópio Gran Telescopio Canarias. Fonte: El Cielo de Canarias.

Esse telescópio está localizado nas ilhas Canárias, na  Espanha.

telescópio de newton

Imagem de uma galáxia feita pelo GTC. Fonte: GTC digital.  

Conclusão

Em suma, vimos como funciona o telescópio de Newton e conhecemos o maior telescópio refletor do mundo. A maioria das imagens do céu que vemos é feita pelos telescópios refletores, então o seu entendimento é bem importante! até a próxima!

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio_refletor

https://www.siteastronomia.com/telescopio-refletor

https://www.elcielodecanarias.com/galeria/gran-telescopio-canarias-gtc-2/

http://gtcdigital.net/imagenes.php?op1=6&op2=25&gal=20&img=193&ind=0&lang=en

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!