Como funciona um capacitor

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

como funciona um capacitor

Neste artigo, iremos dar continuidade sobre a série de eletrônica e falaremos sobre como funciona o capacitor. Caso você tenha interesse, pode ler sobre como funciona o resistor. O capacitor é um componente eletrônico importantíssimo e é encontrado em praticamente todos os dispositivos eletrônicos. Nesse artigo, vamos entender o como ele funciona.

Como funciona um capacitor: Para que ele serve?

Utiliza-se muito o capacitor nos dispositivos eletrônicos. Sua principal função é armazenar energia elétrica. Basicamente, o capacitor tem a capacidade de armazenar certa quantidade de energia elétrica e liberá-la muito rapidamente.

.

Vários tipos diferentes de capacitores. Fonte: O baricentro da mente.

A quantidade de energia que um capacitor pode armazenar depende da sua capacitâcia. A capacitância tem relação com a quantidade de cargas (Q) que um capacitor pode armazenar e a tensão (V) que mantém essas cargas dentro do capacitor. A capacitância é medida em Farads(F), e podemos encontrar com a relação

C = Q/V.

De forma simplificada, o capacitor se opõe à variação de tensão. Se o capacitor estiver carregado e a tensão entre os seus terminais estiver constante e diferente de zero, ele vai se comportar como um fio partido, apenas.

Entretanto, caso a tensão entre os seus terminais desapareça, ele vai se opor a essa variação, e vai gastar a energia que acumulou mantendo a tensão em seus terminais, até que ele descarregue. 

Por isso, ele é bastante utilizado em fontes e estabilizadores de tensão, pois ele tem a capacidade de manter uma energia acumulada e, quando a tensão sobre uma variação, ele consegue manter a tensão estável por um tempo. 

Por exemplo, algumas fontes de celular e notebook têm um led que indica se ela está energizada. Ao tirar a fonte da tomada, perceba que o led nunca desliga imediatamente, e sim depois de um tempo, e de forma suave. Isso é devido ao circuito capacitivo no seu interior, que armazena uma quantidade de energia para estabilizar a tensão.

Como funciona um capacitor: Funcionamento

Um capacitor é feito de duas placas condutoras. Imagine que essas placas estão bem próximas de si e paralelas. Por que esse sistema armazena energia? Ao conectar essas placas em um circuito, onde cada placa é um terminal, uma delas ficará carregada negativamente, enquanto a outra ficará carregada positivamente, pois na eletroestática os cargas opostas se atraem.

Fonte: Blog do Newton Braga

Preenche-se o espaço entre as placas metálica com vazio ou algum material, dito material dielétrico. Esse material vai mudar algumas propriedades do capacitor.

Fonte: Blog do Newton Braga

A capacitância de um capacitor, ou seja, sua capacidade de armazenar energia, depende apenas da sua estrutura geométrica. O formato que as placas estão organizadas e a distância que elas estão de si vai definir a capacitância de um capacitor.

Conclusão

Em suma, esse foi mais um artigo sobre eletrônica, especificamente capacitores. Vimos seu princípio básico de funcionamento e alguns exemplos da sua utilidade. Continue lendo sobre eletrônica no meu artigo sobre tensão, corrente e potência! Até a próxima!

Referências

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/38-newton-c-braga/conversando/11985-falando-sobre-capacitores-art1392.html

https://www.preparaenem.com/fisica/capacitancia-um-capacitor-placas-paralelas.htm

Ícones feitos por Smashicons from www.flaticon.com’

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!