Como funciona um display OLED?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

como funciona um display OLED

No artigo anterior, falamos sobre o display LCD e entendemos o seu funcionamento. Neste artigo, iremos falar sobre o display OLED, que é uma tecnologia concorrente do LCD, com suas vantagens e desvantagens. Entenderemos como funciona um display OLED apontando suas diferenças em relação ao display LCD.

como funciona um display OLED

TV OLED. Fonte: TecnoBlog

Os displays OLED (diodos orgânicos de emissão de luz) são uma tecnologia de exibição que tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos. A principal diferença entre os displays OLED e LCD (display de cristal líquido) é a forma como cada pixel é iluminado. Em um display OLED, cada pixel é iluminado individualmente, enquanto em um display LCD, a iluminação é fornecida por uma fonte de luz traseira, o que chamamos de blacklight.

Como funciona um display OLED?: Vantagens em relação ao display LCD.

Flexibilidade

Os displays OLED são compostos por camadas finas de materiais orgânicos que emitem luz quando são energizados. Esses materiais orgânicos são depositados em uma estrutura de substratos flexíveis, o que permite que os displays OLED sejam dobrados ou enrolados sem danificar a tela. Então, isso é uma grande vantagem em relação aos monitores LCD, que geralmente são rígidos e não podem ser flexionados. Recentemente os smartphones dobráveis estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, e esse tipo de display é essencial para a fabricação deste tipo de aparelho.

Tons de cores

Outra vantagem dos monitores OLED é que eles podem exibir cores mais vibrantes e pretas mais profundas do que os monitores LCD.Pois isso se deve à capacidade dos pixels OLED de desligar completamente, o que permite que eles exibam pretos perfeitos. No entanto, os displays LCD precisam de uma fonte de luz traseira para iluminar a tela, o blacklight, o que significa que nunca podem exibir pretos perfeitos.

como funciona um display OLED

Pixels de um display OLED. Fonte: CNET.

Além disso, os aparelhos que usam display OLED gastam menos energia do que os que utilizam o LCD. Isso por que como o display OLED tem a capacidade de desligar os pixels, ele acaba consumindo menos energia que o LCD, que sempre tem o blacklight ligado no fundo.

Qualidade de imagem

Também, os displays OLED também possuem melhor contraste, taxa de atualização mais rápida e menor tempo de resposta do que os displays LCD. Isso os torna ideais para jogos e aplicativos de realidade virtual, onde a qualidade da imagem é essencial.

Como funciona um display OLED?: Desvantagens em relação ao LCD

No entanto, os displays OLED também têm algumas desvantagens em relação aos displays LCD. A principal delas é a vida útil dos pixels. Isso porque, com o tempo, os pixels OLED podem se desgastar e perder sua capacidade de emitir luz, o que resulta em manchas escuras na tela. Isso é conhecido como o problema do burn-in, e pode ser um problema sério em dispositivos que são usados ​​por longos períodos de tempo.

como funciona um display OLED

Efeito Burn-in. Fonte: Extra Online.

Além disso, os displays OLED são mais caros de produzir do que os displays LCD, o que pode resultar em preços mais altos para os dispositivos que os utilizam.

Conclusão 

Em suma, os displays OLED são uma tecnologia avançada que oferece vantagens significativas em relação aos displays LCD, como cores mais vibrantes, pretos mais profundos e taxas de atualização mais rápidas. Geralmente, as vantagens desse tipo de display superam as desvantagens. Até a próxima!

Referências

https://www.orientdisplay.com/pt/knowledge-base/oled-basics/how-does-oled-work/

https://en.wikipedia.org/wiki/OLED

https://tecnoblog.net/noticias/2023/01/03/tvs-oled-da-lg-terao-ainda-mais-brilho-e-chip-atualizado-em-2023/

https://www.cnet.com/tech/home-entertainment/phone-oled-vs-tv-oled-whats-the-difference/

https://extra.globo.com/economia-e-financas/tela-manchada-entenda-que-o-efeito-burn-in-como-evita-lo-25257088.html

Ícones feitos por Talha Dogar from www.flaticon.com’

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!