Como resolver qualquer problema de física: 4 passos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Eaí gurunauta, esse artigo foi escrito pensando em você, que se sente frustrado ao se deparar com problemas e exercícios de física e não consegue sequer iniciá-los. Então, pensando em resolver de uma vez por todas esse problema, nós separamos os quatro passos fundamentais para que você possa resolver qualquer problema de física e garantir o notão nas suas provas.

Figura que ilustra uma pessoa tentando resolver um problema de física.

Passo 1: identificar para resolver o problema

Então, vamos começar do início. Na verdade, do início mesmo, o primeiro passo que você tem que ter em mente para conseguir resolver um problema de física é sabendo do que esse problema se trata. Em particular, a melhor forma de você saber do que o problema se trata é começando a identificar os dados, isto é, as grandezas que vão ser de três tipos:

  • Dados fornecidos. Esses dados são apresentados pela questão e são o ponto de partida para calcularmos as informações desejadas.
  • Dados intermediários. Normalmente, não aparecem de forma explícita. Todavia, podem ser obtidos facilmente a partir dos dados fornecidos e são usados, por vezes, para a obtenção do resultado final.
  • Dado desejado. Por fim, temos o dado desejado. Em verdade, ele é o dado ou grandeza física que queremos calcular e, consequentemente, é a resposta da questão.

Para tornar essa análise mais prática, vamos considerar o seguinte enunciado.

Enunciado de um problema de física) Sabendo que um carro inicia um movimento movimento retilíneo uniforme (MRU), determine a quantos km ele estará após 4 horas sabendo que sua velocidade é de 10km/h.

Vamos começar a pescar as informações. Primeiramente, veja que há três dados fornecidos: tempo = 4horas, velocidade = 10km/h e que o movimento é retilíneo e uniforme.

A partir desses dados é possível obter um dado intermediário. Como o corpo se move em MRU, então sabemos que a função de movimento é s(t) = s0+ vt, onde s0 é a posição inicial do móvel.

Por fim, o dado final, o que queremos descobrir, é a posição após 4 horas, ou seja, queremos determinar s(4).

Passo 2: checar as unidades de medida do problema

Outro ponto importante em um problema de física é saber exatamente com que unidades físicas você está trabalhando. Na maioria dos casos você deverá trabalhar no sistema internacional de unidade, popularmente conhecido como SI. Confira na Tabela a seguir as principais unidades de medida para ter em mente nos exercícios e problemas de física

Tabela com unidades de medidas de grandezas da física para solução de problemas.

Talvez você se pergunte, por que é tão importante se ater a essas unidades. Bom, para ilustrar essa importância basta você conferir essa matéria onde a NASA sofreu um prejuízo de milhões de dólares simplesmente por um erro nas unidades de medida. Tudo bem, provavelmente se você errar uma unidade não perderá milhões, mas poderá perder uns bons pontos em sua prova, então vamos evitar esse erro.

Passo 3: relacionar os dados com fórmulas da física

Agora, com os dados já obtidos e você sabendo que as unidades de medida estão de acordo com o SI, basta relacionar esses dados com conhecidas fórmulas. Gurunauta, aqui você tem que simplesmente buscar responder a questão em sua mente “Com esses dados, qual fórmula eu posso usar para chegar ao resultado final?”.

Com isso, faça um check list das principais fórmulas associadas ao conteúdo da questão. Separe-as e compare quais delas possuem as informações para você colocar os dados corretamente. Com isso, você já terá em mãos os dados e as fórmulas necessárias.

Portanto, basta resolver o problema. Faça as substituições, ponha a mão na massa, calcule os valores e tenha o resultado desejado.

Passo 4: interpretar a física do resultado

Agora, chegamos ao último passo. Nesse momento você já respondeu a sua questão e está com o resultado em mãos, batendo corretamente com o gabarito. Todavia, a física vai muito além de você apenas responder um problema.

Na verdade, com o problema resolvido, agora, você deve olhar para sua solução e questionar-se: “O que isso significa fisicamente?”. Comece a refletir, pensar e se indagar sobre isso esse exercício vai fazer você melhor continuamente na solução de problemas e cada vez mais você vai se tornar um guru da física!.

Quer aprender ainda mais sobre física? então, comece a estudar como um físico, confira como o Físico Feynman conseguia estudar e ser capaz de aprender qualquer assunto. Além disso, lembre-se de contar, sempre, com a MeuGuru para te ajudar com suas listas e questões.

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!