Como usar técnica pomodoro para estudar

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Longas sessões de estudo podem ser muito cansativas e, sem dúvidas, o tempo é um recurso escasso que precisa ser muito bem aproveitado. Nesse sentido, a técnica pomodoro para estudar é uma excelente opção que combina estudo focado com momentos de descanso, com o objetivo de evitar a fadiga mental e aumentar gradativamente o rendimento. Descubra tudo sobre como usar técnica pomodoro para estudar nesse artigo do blog MeuGuru.

Técnica do pomodoro para estudar

“Pomodoro” é uma palavra que significa tomate em italiano, e se refere aos antigos timers de cozinha que podiam ser pré-programados para tocarem em um determinado período. Por sua vez, a técnica pomodoro para estudar foi desenvolvida nos anos 80 por Francesco Cirillo, e sua premissa é bem simples: a cada 25 minutos de estudo, você pode tirar 5 minutos de descanso. Após completar quatro ciclos de 25 minutos, é hora de fazer uma pausa mais longa, isto é, por volta de 15 minutos.

Assim, para medir os pomodoros, você pode usar desde um timer de cozinha a algum site, como o TomatoTimer e o Pomofocus. Também estão disponíveis aplicativos como o Be Focused, Pomello, Tomato-timer, Focus To-Do e Focus Keeper.

Contudo, vale salientar que independentemente da maneira como você decida medir os seus pomodoros, o mais importante é se manter focado e ativo pelo ciclo de vinte e cinco minutos, bem como não se deixar distrair durante os períodos de descanso. Uma boa maneira de fazer isso pode ser comparando quantos pomodoros você consegue fazer em um dia em relação aos seus amigos.

Como estudar  técnica pomodoro

A grande diferença da técnica pomodoro está em saber quando e como usar os preciosos momentos de foco e também os de descanso. Algo muito interessante sobre a técnica é que ela permite visualizar o aproveitamento do tempo nos seguintes sentidos:

  • Planejamento: quais são as atividades a fazer no dia?
  • Rastreamento: quanto de tempo bruto irei usar?
  • Gravação: como irei armazenar as informações relativas ao tempo bruto?
  • Processamento: como irei transformar dados em informações?
  • Visualização: como posso aperfeiçoar o processo para que ele seja mais enxuto?

Como usar pomodoro

Agora que você já sabe como usar a técnica do pomodoro: 25 minutos de trabalho para 5 minutos de descanso e, após quatro sessões de 25 minutos, um descanso de 15 minutos, iremos dar algumas sugestões sobre como melhor abordar as sessões de estudo e as sessões de descanso. Confira:

  • Simplifique as tarefas complexas. Se você precisa estudar um livro inteiro, tente dividir os capítulos para caberem dentro de um ciclo de pomodoro. Aliás, isso também vale para listas de exercícios;
  • Mantenha-se focado durante os 25 minutos. Não importa se o seu celular apitou com alguma mensagem, afinal, em pouco tempo você poderá checá-la no seu momento de folga.
  • Evite telas durante as sessões de descanso. Nas sessões de descanso curtas, o ideal é evitar redes sociais e procurar alguma outra atividade, como beber água, comer alguma coisa, fazer algum alongamento, etc. Já nas sessões de descanso longas, você pode dar uma volta na quadra, ler uma matéria de revista, entre outras opções.

Para saber mais sobre outras técnicas de estudo, confira nosso post sobre como usar flashcards para estudar.

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!