Cultivo Orgânico vs Transgênico.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Cultivo Orgânico vs Transgênico.
Cultivo Orgânico vs Transgênico.

Cultivo Orgânico vs Transgênico. O que são alimentos transgênicos? Os alimentos transgênicos são modificados geneticamente em laboratórios com o objetivo de conseguir “melhorar” a qualidade e aumentar a produção do produto. Dessa maneira, os genes de plantas e animais são manipulados e muitas vezes combinados.

Os organismos geneticamente modificados, depois da fase laboratorial, implantados na agricultura ou na pecuária. A manipulação genética de plantas é relativamente simples e fácil, pois a partir de uma única célula se pode obter outra planta. As propriedades dos genes bacterianos de resistência a pragas na lavoura transportadas para as plantas transgênicas, com o mesmo efeito, viria a baratear o custo dos alimentos, ou seja, criar plantas que não encontramos na natureza.

Na agricultura, por exemplo, uma técnica muito utilizada é a introdução de gene inseticida em plantas. Desta forma consegue-se que a própria planta possa produzir resistências a determinadas doenças da lavoura. A biotecnologia aplica essas técnicas também na produção direta de alimentos industrializados.

Os grãos e sementes OGMs (organismos geneticamente modificados), além de levarem venenos no seu DNA, enquanto são manipulados em laboratórios para evitar o ataque de insetos e outras pragas, também precisam de agrotóxicos durante o cultivo.

Cultivo Orgânico vs Transgênico: Problemas dos transgênico

O maior problema é quando os OGMs liberados no ambiente sem estudos suficientes, aí temos os mais diversos problemas, intoxicação da população e animais, impacto ambiental, como por exemplo, uma planta que consegue se propagar mais velozmente que outras não modificadas e acabam por “cruzar” com indivíduos não transgênicos, “sufocando” a outra espécie e assim a extinguindo.

Dessa forma, os transgênicos podem afetar a vida microbiana no solo, levando ao solo infértil devido ao risco de contaminação cruzada e, tragicamente, os impactos na natureza são irreversíveis.

Assim, os possíveis efeitos na saúde humana dos transgênicos estão relacionados o aumento de alergias, aumento da resistência a tratamentos com antibióticos e alterações de peso em fígados e rins de cobaias. A biotecnologia dos alimentos acompanha a humanidade já de longa data, desde que o homem começou a produzir vinho, diversos tipos de cogumelos (fungos), dentre outros, e estes se mostraram seguros para o consumo depois de décadas de pesquisa e comprovação científica.

O ruim é quando o assunto biotecnologia desloca-se para o âmbito da manipulação genética, pois não há pesquisas longas o suficiente para atestar sua segurança, e muito menos dados científicos transparentes, para avaliação e acompanhamento de sua ação no meio exterior ao das criações dos transgênicos.

Nesse sentido, vários países estão adotando este método como forma de aumentar a produção e diminuir seus custos, sendo que o Brasil se tornou o segundo maior produtor de transgênicos no planeta, com 21,4 milhões de hectares plantados. Nesse ínterim, os principais Estados produtores que adotaram tecnologia transgênica são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Piauí, Maranhão e Tocantins.

Diferenças entre orgânico, transgênico e híbridos

ORGÂNICOS

O que são?
São alimentos que utilizam produtos naturais para controle de pragas em vez de agrotóxicos e fertilizantes industrializados. Não podem ser transgênicos.
 
Características
São mais saudáveis e saborosos. Podem conter pequenos sinais de ataques de insetos. A produção em pequena escala deixa o produto mais caro.

  • O frango é criado solto e sua ração segue as regras para produtos orgânicos.
  • Industrializados como o macarrão precisam ter 95% de ingredientes orgânicos.
  • Selo colocado nas embalagens dos produtos.

HÍBRIDOS

O que são?
São variedades inexistentes na natureza, provenientes do cruzamento de espécies, com a intenção de obter as principais qualidades dos ?pais?.
 
Características
Podem ser mais produtivos, resistentes e nutritivos. Mas, para garantir a qualidade das sementes, é preciso comprá-las em laboratório.

  • O cruzamento das raças angus e nelore dá origem à carne mais saborosa e cujos animais podem ser abatidos mais cedo.
  • O maracujá rubi do cerrado foi criado pela Embrapa.
  • Fabricar sementes híbridas, como a do mamão formosa, requer alta tecnologia.

TRANSGÊNICOS

O que são?
Sementes geneticamente modificadas para promover alguma facilidade no cultivo, como serem menos suscetíveis a ataque de pragas.
 
Características
Podem ser mais resistentes por ter genes de outros organismos. Transgênicos não podem ser orgânicos e os efeitos dos produtos à saúde humana ainda são pouco conhecidos.

  • A soja transgênica é mais tolerante a um herbicida, que pode ser utilizado em maiores doses.
  • O milho transgênico possui um gene da bactéria Bacillus thuringiensis, que produz uma proteína tóxica e impede o ataque de alguns insetos.
  • Rótulo obrigatório em transgênicos.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!