Curiosidades do vulcão Mauna Loa

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Curiosidades do vulcão Mauna Loa

O Mauna Loa é o maior vulcão ativo do mundo e entrou em erupção no Havaí depois de quase 40 anos. Confira algumas curiosidades do vulcão Mauna Loa.

Tamanho do Mauna Loa

O Mauna Loa é o maior vulcão ativo no mundo. O vulcão fica a 4.179 metros acima do nível do mar, possui 90 km de largura e compreende a uma área de 5.271 quilômetros quadrados.

A nível do mar, o cume do Mauna Loa só perde em altura para o vulcão Ojos Del Salado no Atacama, com 6.893 metros.

No entanto, se levarmos em consideração a sua base que está no fundo do oceano (9.170 metros), o torna mais alto que o Monte Everest (8.849 m).

O vulcão pertence a uma cadeia de cinco vulcões que formam a Ilha Grande, a maior do arquipélago do Havaí.

Para se ter ideia de sua extensão, só o Mauna Loa cobre a metade de toda a ilha.

O vulcão oferece uma grande ameaça?

A erupção do Mauna Loa reviveu temores no Havaí devido a devastação causada pelo Kilaeuea em 2018. Na ocasião, engoliu centenas de casas.

No entanto, a erupção do Mauna Loa atualmente não deve causar maiores preocupações.

Embora a lava flua pela lateral do vulcão a uma temperatura de 1.000°C e chegou a cerca de 3 km da principal rodovia que conecta a Big Island (ilha do Havaí), especialistas afirmam que não representa grande ameaça para os moradores locais.

De acordo com a USGS, agência de Pesquisa Geológica do Governo dos EUA, seu fluxo de lava é muito lento e vem se reduzindo, bem como a emissão de gases.

Além disso, a lava não é algo incomum entre os moradores da ilha do Havaí, pois as pessoas já possuem uma certa “familiaridade” com o fenômeno e sabem quando vai acontecer.

Portanto, o centro populacional mais próximo, o de Hilo, está a cerca de 70 km de distância. Ou seja, é pouco provável que a lava do Mauna Loa destrua residências e gere óbitos.

Por que o Mauna Loa está em erupção?

A concentrações de calor no manto da terra, denominados como pontos quentes estão originando plumas de material superaquecido, chamado magma.

Até o momento, não se sabe os motivos da existência desses pontos. Segundo Carmen Solana, vulcanologista da Universidade de Portsmouth (Reino unido), podem ser causados pela decomposição de material radioativo no manto da Terra.

Quando o Mauna Loa entra em erupção, o magma jorra primeiro na caldeira — a depressão em forma de tigela no cume do vulcão. Chamada Mokuaweoweo, ela cobre uma área de 15 quilômetros quadrados e tem 180 metros de profundidade.

“Essas plumas de magma formaram todas as ilhas havaianas.”

Por que é dificil de prever a erupção do Mauna Loa?

A resposta é bem simples: o Mauna Loa não entra em erupção com tanta frequência.

Desde 1843, o primeiro ano que se tem registro da sua erupção, o Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes.

Por conta disso, não existem dados que possibilitem compreender como o vulcão funciona, seja sobre a sua erupção, lava e trajeto.

“Houve alguns sinais de magma brotando nos últimos 10 anos… mas não tinha havido nenhuma erupção até agora”, destacou Andrew Hooper, professor de geofísica da Universidade de Leeds (Reino Unido)

Assim sendo, a atual erupção do Mauna Loa proporciona que a nova geração de cientistas compreenda o funcionamento do vulcão, evitando eventuais catástrofes futuras .

Como disse o gênio Albert Einstein “no meio da dificuldade encontra-se a oportunidade

Gostou das curiosidades do vulcão Mauna Loa? Navegue no nosso blog e encontre artigos interessantes Clicando Aqui!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!