Curso de Direito: como se preparar

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Não, seus primeiros semestres no curso de Direito estão longe de ser algo próximo de uma série de TV americana. Inclusive, você vai logo descobrir que os sistemas jurídicos do Brasil e dos Estados Unidos são completamente diferentes. Vestir roupa social todo dia? Precisa usar salto? Tenho que comprar um Vade Mecum? Relaxe. Se você vai começar o curso de Direito em breve, vou contar tudo o que você precisa saber. Descubra nesse artigo do blog MeuGuru.

Curso de Direito: primeiros semestres

Os primeiros semestres do curso de direito são mais voltadas para as disciplinas chamadas zetéticas, isto é, História do Direito, Filosofia do Direito, Sociologia do Direito, Teoria Geral do Direito, etc. Muitas pessoas não gostam dessa fase e querem ir direto para as matérias de direito penal e processo civil, mas eu pessoalmente gostei bastante. Esses períodos ajudam a ter esses primeiros semestres para ter uma visão mais crítica do curso.

E sim, direito vai exigir bastante leitura. Caso você já seja um leitor habituado, não será tão cansativo em termos de volume de texto, e sim porque a maioria deles têm um grau de complexidade maior. Para muitos de nós, esse vai ser o primeiro contato com textos acadêmicos.

Além disso, esse é também um bom momento para aproveitar e ler os livros que os professores citam em sala, pois ajudam a construir um repertório e uma base ótimas. Foi nessa oportunidade que li Antígona e Édipo Rei, dois textos da Antiguidade, mas que ainda são fonte para grande parte dos livros e filmes que vemos por aí.

Para terminar o papo de livros, saiba que não é necessário comprar um Vade Mecum para os primeiros períodos. Como disse, a maioria das matérias não requer conhecimento legal e, portanto, seria só jogar dinheiro fora. Talvez o máximo que você precise seja de uma Constituição, e é possível obter uma gratuitamente solicitando a um parlamentar do seu estado.

Roupas no curso de Direito

É muito comum que no primeiro dia apareça um calouro usando roupa social, e isso às vezes vira piada até o final da graduação. Brincadeiras à parte, não é preciso usar roupas sociais no curso de Direito. O que costuma ocorrer é que, nos períodos finais, as pessoas vão direto do estágio para a faculdade ou da faculdade para o estágio, onde é, sim, preciso se vestir de um jeito mais social.

Por mais que pareça assustador ter que escolher suas roupas todos os dias após anos usando uniforme escolar e não tendo que se preocupar com isso, você vai se sair bem com roupas comuns, como calças e camiseta. Alguns professores costumam implicar com quem usa roupas muito curtas ou muito esportivas, como a camisa do seu time preferido. Porém, na prática, você é livre para usar o que quiser.

Por fim, aproveite essa liberdade em geral para conhecer bem os seus colegas e o campus, aprender como funciona a classificação decimal de Dewey na biblioteca (juro, vai ajudar muito!), descobrir se sua faculdade conta com grupos de estudantes, como diretório acadêmico, ligas estudantis, empresa júnior, sociedade de debates… Além disso, há os grupos de estudo e grupos de pesquisa, que podem ser frequentados desde o primeiro período. Nesses momentos iniciais temos muito tempo para explorar o curso e também quem somos, e é ótimo aproveitar para fazer amigos nessa jornada.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!