Desmatamentos e queimadas.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

desmatamentos e queimadas
Desmatamentos e queimadas.

Desmatamentos e queimadas, no Brasil há um​a grande quantidade de queimadas, principalmente nos biomas Amazônia e Cerrado. Nesse sentido, alguns fatores têm agravado esse cenário, como o aquecimento global e o desmatamento. 

Nesse sentido, um estudo feito pela ONG MapBiomas observou mais de 150 mil imagens de satélites com dados de queimadas entre 1985 e 2020. Dessa forma, o estudo traz resultados preocupantes: somada, a área queimada no Brasil corresponde a quase 20% de todo o território nacional. Assim, o cerrado e a floresta amazônica concentram a maior parte da área atingida pelo fogo, sendo 65% em vegetação nativa. 

Primeiramente, grande parte das queimadas nesses biomas é criminosa e consequência direta do desmatamento, que avança cada vez mais rápido por causa do roubo de terras públicas, invasão de garimpeiros e exploração ilegal de madeira, entre outros. Assim, entre agosto de 2019 e julho de 2020, houve 33% mais desmatamento do que no mesmo período de 2019, ano em que uma área de floresta equivalente a oito vezes a cidade do Rio de Janeiro foi derrubada.

Portanto, a soma dos alarmantes índices de desmatamento e queimadas com o início da estação seca na Amazônia resulta na repetição da tragédia que vimos ano passado. Com o agravante de, em 2020, também foi enfrentado a pandemia de Covid-19, doença que ataca o sistema respiratório.

O que é uma queimada? 

Existem dois tipos de queimadas: as naturais e as antrópicas (ou artificiais). Vamos conhecer um pouco melhor cada tipo: 

Queimadas Naturais 

As queimadas são fenômenos naturais que geralmente ocorrem em áreas secas de clima árido ou semiárido. Por conta do vento e da baixa umidade, é comum que fagulhas surjam naturalmente, causando incêndios que podem chegar a grandes proporções.

Queimadas Antrópicas 

Há também as queimadas antrópicas, ou seja, iniciadas propositalmente por seres humanos, e possuem diversas finalidades, como limpeza da vegetação ou preparo do solo para agricultura ou pecuária. ​

As queimadas antrópicas podem ser consideradas crimes e as leis ambientais proíbem que elas sejam feitas:  

  • A menos de 15 metros dos limites da faixa de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica. 
  • Numa faixa de 100 metros, ao redor da área de domínio de subestação de energia elétrica.  
  • Numa faixa de 50 metros, ao redor das áreas de unidades de conservação ambiental. 
  • Numa faixa de 15 metros de cada lado de rodovias estaduais e federais e de ferrovias.  
  • Toda queimada precisa ser autorizada pelo órgão ambiental dos municípios e/ou do estado.  O que podemos fazer para combater as queimadas? 

O que podemos fazer para combater as queimadas? ​

A melhor solução para evitar queimadas é a prevenção. Conscientizar a população pela cobrança intensa das instituições de controle e combate a queimadas ilegais é um dever de todos. Conversar com as crianças sobre os perigos que as brincadeiras com o fogo podem provocar também pode ser eficaz para evitar acidentes no futuro. 

No dia-a-dia, evitar descartar bitucas de cigarros em áreas de vegetação seca. 

Não queime nem jogue lixo próximo a plantações, matas ou canaviais, nem mesmo em áreas privadas, pois faíscas transportadas pelo vento podem gerar novos focos de incêndio.  Separe o lixo e espere que seja recolhido, com o apoio do sistema de coleta municipal. Se não tiver coleta na sua região, procure a prefeitura de seu município ou as associações comunitárias. 

Evite plantar próximo da rede elétrica. Dê prioridade à colheita mecanizada, quando possível. Faça sempre a limpeza nas áreas de plantações/ pastagem, eliminando materiais de fácil combustão. 

Faça aceiro (faixas ao longo das cercas livres de vegetação da superfície do solo) com grade e/ou enxada para que o fogo não passe para outros locais. A técnica tem baixo custo e é muito eficaz.  

Não faça queimadas embaixo e nem próximo da rede elétrica. É crime fazer queimadas nessas áreas. 

Caso encontre focos de incêndio e queimadas, chame as autoridades competentes, como o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Polícia Militar pelo telefone 190.  

Em caso de denúncia de incêndios criminosos, ligue para o Ibama (Linha Verde): 0800 061 8080.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

Reprodução-das-Plantas
Biológicas

Reprodução das Plantas

Você sabe como funciona o processo de reprodução das plantas? Qual a sua importância e o porquê de acontecer? Clique aqui e saiba mais.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!