Venha por meio desse post entender como ocorre os processos que resultam na digestão de biomoléculas.
Vem comigo saber mais!
Digestão de biomoléculas
A digestão de biomoléculas define-se por ser um processo químico que necessita de ação decisiva de enzimas de teor digestivo, essas atualizam por realização de hidrolise.
Desse modo, por meio da hidrolise do alimento, ocorre a quebra desses em alimentos menores. E, desse modo, possibilita-se que eles reduzam de tamanho para serem absorvidos.
Por exemplo:
As proteínas quando quebradas originam aminoácidos, já o amido quando sofre o mesmo processo origina açúcar simples. E, os lipídeos tornam-se ácidos graxos.
Boca
Por meio disso, discorre-se que a digestão química começa definitivamente por meio da cavidade oral, e desse modo, a amilase é primordial nessa atuação.
A amilase inicialmente é secretada pelas glândulas salivares, e por meio disso, há a hidrolise de moléculas de amido, esse amido se degrada e então origina a maltose e também a maltotriose nesse processo.
Estômago
Ainda, no que se valida como o estomago há a ocorrência de que gera-se a atuação da proteinase e também da pepsina e por meio disso, há a constante produção da mesma.
Já que a produção dela é feita de células que atuam por revestir a parede do estomago implicando em hidrolise de proteínas, sendo a leucina e fenilalanina que estão presentes nos aminoácidos.
Há também a atuação da tirosina que se determina como importante nesse processo de hidrolise.
Ainda assim, somente há a ativação correta da pepsina quando essa se encontra em um pH mais ácido, e por meio disso, o pH nessa caso, não possibilita que ocorra a ativação de amilase salivar.
Pois, não é da fato o pH atuante da mesma. Sendo necessário lembrar que o pH é um dos fatores que implicam na atuação da enzima de forma direta.
Movimentos peristálticos e Bolo Alimentar
Por meio disso, há ainda no estomago a elucidação dos movimentos peristálticos, e elucida-se como esses atuam de modo decisivo. E, juntamente como o relaxamento possibilitam a descida do bolo alimentar por meio do duodeno.
Diante disso, esse bolo alimentar vai para o intestino delgado. Há ainda a atuação decisiva do pâncreas, por meio de liberação de diversas enzimas que atuam durante a descida.
E, somente quando ocorre a chegada no ducto pancreático, as lipases realizam a quebra dessas moléculas em glicerol e também acido graxo. Por meio disso, há uma série de quebras anteriormente mencionadas.
Qual a importância desses processos?
Quer descobrir por quê o corpo faz isso?
A resposta é simples, para a nossa sobrevivência. Caso não ocorra a realização desses processos de digestão e absorção das biomoléculas por essas etapas bioquímicas.
O corpo não consegue a tão falada energia, ATP / ADP, e não consegue realizar a conversão e iniciação de seus ciclos para a sua atuação.
Leia mais sobre:
http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/digestao.html
Leia mais no blog da MeuGuru:
Você está gostando, e quer ler mais post’s feitos por mim? Segue a dica abaixo: