Digestão de biomoléculas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Venha por meio desse post entender como ocorre os processos que resultam na digestão de biomoléculas.

Digestão de biomoléculas. Fonte: Própria autoria.

Vem comigo saber mais!

Digestão de biomoléculas

A digestão de biomoléculas define-se por ser um processo químico que necessita de ação decisiva de enzimas de teor digestivo, essas atualizam por realização de hidrolise.

Desse modo, por meio da hidrolise do alimento, ocorre a quebra desses em alimentos menores. E, desse modo, possibilita-se que eles reduzam de tamanho para serem absorvidos.

Por exemplo:

As proteínas quando quebradas originam aminoácidos, já o amido quando sofre o mesmo processo origina açúcar simples. E, os lipídeos tornam-se ácidos graxos.

Boca

Por meio disso, discorre-se que a digestão química começa definitivamente por meio da cavidade oral, e desse modo, a amilase é primordial nessa atuação.

A amilase inicialmente é secretada pelas glândulas salivares, e por meio disso, há a hidrolise de moléculas de amido, esse amido se degrada e então origina a maltose e também a maltotriose nesse processo.

Estômago

Ainda, no que se valida como o estomago há a ocorrência de que gera-se a atuação da proteinase e também da pepsina e por meio disso, há a constante produção da mesma.

Já que a produção dela é feita de células que atuam por revestir a parede do estomago implicando em hidrolise de proteínas, sendo a leucina e fenilalanina que estão presentes nos aminoácidos.

Há também a atuação da tirosina que se determina como importante nesse processo de hidrolise.

Ainda assim, somente há a ativação correta da pepsina quando essa se encontra em um pH mais ácido, e por meio disso, o pH nessa caso, não possibilita que ocorra a ativação de amilase salivar.

Pois, não é da fato o pH atuante da mesma. Sendo necessário lembrar que o pH é um dos fatores que implicam na atuação da enzima de forma direta.

Movimentos peristálticos e Bolo Alimentar

Por meio disso, há ainda no estomago a elucidação dos movimentos peristálticos, e elucida-se como esses atuam de modo decisivo. E, juntamente como o relaxamento possibilitam a descida do bolo alimentar por meio do duodeno.

Diante disso, esse bolo alimentar vai para o intestino delgado. Há ainda a atuação decisiva do pâncreas, por meio de liberação de diversas enzimas que atuam durante a descida.

E, somente quando ocorre a chegada no ducto pancreático, as lipases realizam a quebra dessas moléculas em glicerol e também acido graxo. Por meio disso, há uma série de quebras anteriormente mencionadas.

Qual a importância desses processos?

Quer descobrir por quê o corpo faz isso?

A resposta é simples, para a nossa sobrevivência. Caso não ocorra a realização desses processos de digestão e absorção das biomoléculas por essas etapas bioquímicas.

O corpo não consegue a tão falada energia, ATP / ADP, e não consegue realizar a conversão e iniciação de seus ciclos para a sua atuação.

Leia mais sobre:

https://edisciplinas.usp.br/mod/book/view.php?id=2434156&chapterid=19969#:~:text=A%20digest%C3%A3o%20qu%C3%ADmica%20ocorre%20atrav%C3%A9s,TGI%20(veja%20a%20figura%204.7)

http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/digestao.html

Leia mais no blog da MeuGuru:

Você está gostando, e quer ler mais post’s feitos por mim? Segue a dica abaixo:

https://blog.meuguru.net/fitoterapicos/

https://blog.meuguru.net/intolerancia-a-lactose/

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!