Direito a herança: como funciona

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Muitos são os memes sobre o desejo de ser herdeiro. Isso é natural, porque o direito à herança é um tema que se relaciona diretamente com a vida das pessoas e seus bens. Segundo a Constituição brasileira, toda pessoa tem direito a herança. Primeiramente, esta pode ser composta por bens materiais, como imóveis, veículos, contas bancárias. Por outro lado, pode ser formada por outros bens de valor, bem como por bens imateriais, como direitos autorais e títulos financeiros. Além disso, é possível que a herança inclua dívidas, o que pode afetar a divisão dos bens entre os herdeiros. Descubra nesse artigo do blog MeuGuru o importante sobre direito a herança: como funciona.

Tenho uma herança para receber, e agora?

Primeiramente, sentimos muito pela perda do seu familiar. Para receber a herança conforme o direito, é importante seguir alguns passos importantes:

  1. Certificado de óbito: obtenha o certificado de óbito do seu familiar, pois é a base para todas as ações relacionadas à herança. 
  2. Inventário: em seguida, é necessário fazer um inventário dos bens deixados por seu familiar. Isso pode ser feito por um advogado ou pelo próprio herdeiro, desde que sejam listados todos os bens deixados. Entretanto, como é um processo mais demorado e complexo, falaremos sobre ele em destaque logo mais. 
  3. Testamento: verifique se seu parente deixou um testamento válido. Esse documento pode determinar como os bens serão distribuídos entre os herdeiros. Caso não haja testamento, a herança será distribuída conforme as regras de sucessão estabelecidas pelo Código Civil.
  4. Impostos e dívidas: verifique se há impostos ou outras dívidas devidos sobre a herança e tome as medidas necessárias para quitá-los. 
  5. Partilha: uma vez que o inventário esteja concluído e todos os impostos pagos, é hora de fazer a partilha dos bens. Se houver mais de um herdeiro, é importante chegar a um acordo quanto à divisão dos bens de forma justa e equilibrada, seguindo a lei.

Atenção: caso haja alguma dúvida ou disputa envolvendo a herança, é recomendável buscar orientação jurídica com um advogado para evitar problemas futuros.

Direito a herança: o que é o inventário 

O processo de inventário é um procedimento judicial necessário para identificar e avaliar os bens deixados por uma pessoa falecida. Também serve para distribuir esses bens entre os herdeiros. Nesse sentido, o objetivo do inventário é garantir a transmissão correta da propriedade dos bens para os herdeiros legais.

Assim, o processo pode ser iniciado por qualquer pessoa interessada, e consiste em fazer a listagem e avaliação dos bens, bem como a partilha entre os herdeiros conforme as disposições do testamento ou as regras de sucessão.

Importância jurídica e social da herança 

Em primeiro lugar, a herança é um direito previsto constitucionalmente porque permite a continuidade da propriedade e da transferência de bens de uma geração para outra. Ou seja, isso é uma forma de estar ativamente preservando a história e a cultura de uma família. Além disso, a herança também é um meio de proteção econômica para os herdeiros, especialmente para aqueles que não têm outras fontes de renda ou bens próprios. 

Por fim, podemos afirmar que o direito à herança é fundamental para garantir que os bens deixados por um falecido sejam distribuídos de forma equitativa entre seus herdeiros. Por isso, é importante que todos tenham conhecimento sobre a legislação do tema, buscando ajuda especializada se necessário, a fim de evitar conflitos e garantir a proteção dos direitos de todos os envolvidos.

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!