Doenças Tireoidianas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

doenças tireoidianas

As doenças tireoidianas afetam a tireoide a partir de algum processo inflamatório ou infeccioso. É classificado conforme a evolução clínica em:

  • tireoidites agudas
  • subagudas
  • crônicas
TIPOSETIOLOGIA
Aguda
– Supurativa
Bacteriana
Fúngica
Após tratamento com Iodo-131
Amiodarona
Subaguda
– Granulomatosa ou De Quervain
– Silenciosa
– Induzida por fármacos
Viral
Autoimune
Crônicas
– Tireoidite de Hashimoto
– Tireoidite de Riedel
Autoimune
Idiopática
Classificação das Doenças Tireoidianas

Desse modo, vamos entender um pouco mais de algumas dessas doenças, considerando suas características e manifestações.

Doenças Tireoidianas: Vamos entender a Tireoide

Primeiramente, vamos entender o que é a tireoide. Essa parte do corpo é uma importante glândula com dois lobos, situada na parte anterior pescoço. É uma das maiores glândulas do corpo humano.

Anatomia da tireoide

Mas qual a sua função?

Em suma, a tireoide atua na função de órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins. Ainda mais: atua no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; nos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; e no controle emocional. Portanto, é essencial sempre mantê-la regulada para garantir o equilíbrio do organismo.

Concomitantemente, a tireoide atua na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam no organismo.

Assim sendo, precisamos conhecer o aspecto histológico normal não patogênico da glândula e as características que permitem a diferenciação das modalidades de tireoidites.

Nesse caso, quando a tireoide não está em bom funcionando, provoca a desregulação dos hormônios em excesso, como no hipertireoidismo, ou em quantidade insuficiente, como no hipotireoidismo.

Doenças Tireoidianas

Tireotoxicose

A tireotoxicose é uma síndroma clínica causada pelo excesso de hormônios tireoidianos circulantes. Costuma ser secundário ao hipertireoidismo. Existem diferentes tireotoxicose, como o hipertiroidismo, que é caraterizada pelo aumento da síntese e secreção de hormônios tireoidianos pela própria glândula tireoide.

Hipotireoidismo

A partir da produção reduzida de hormônio tireoidiano, o hipotireoidismo. Ademais, seu diagnóstico é feito a partir da análise dos níveis de TSH no sangue, onde são solicitados a verificação dos níveis de T3 e T4. Desse modo, no caso de hipotireoidismo, o nível de T3 e T4 deve ser menor que o normal.

Por fim, o tratamento é diferente dependendo de pessoa e das causas da doença. A princípio, geralmente o hipotireoidismo é controlado pelo uso de um hormônio tireoidiano sintético ou pela administração de iodo.

Hipertireoidismo

O hormônio tireoidiano super produzido é conhecido como hipertiroidismo. Como também, é conhecida como tireoide hiperativa ou tireotoxicose.

Quando um excesso de hormônios é “liberado”, ocorre à inflamação da glândula tireoide, causando o quadro subagudo. Nesta doença, a glândula tireoide fica inchada e, às vezes, os olhos devido à hiperatividade da glândula tireoide, que secreta quantidades excessivas de hormônios no sangue.

Tireoidite Aguda (Supurativa, Piogênica ou Bacteriana)

Salvo a tireoidite aguda seja rara, geralmente ocorre como resultado de uma infecção supurativa da glândula tireoide de etiologia bacteriana, embora também possa ser de origem fúngica. Sobretudo, caso se manifeste em crianças e adultos, a  causa mais comum é o seio piriforme, remanescente da quarta bolsa que conecta a orofaringe à glândula tireoide.

A maioria desses seios está no lado esquerdo. Assim como, um bócio de longa duração e câncer de tireoide degenerativo são outros fatores de riscos.

Outras causas documentadas, mas menos comuns, estão relacionadas ao tratamento e à medicação, como a tireoidite actínica após o tratamento com iodo-131. e Amiodarona. Nesse último caso, a tireoidite pode se enquadrar como subaguda, bem como crônica.

Outros Artigos

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências
História

A Guerra Fria: Principais Eventos e Consequências

O artigo oferece uma análise dos principais eventos da Guerra Fria, como a crise dos mísseis de Cuba, a corrida espacial e a queda do Muro de Berlim. Discute as consequências políticas, econômicas e sociais desse período, além de seu impacto nas relações internacionais contemporâneas.

Ciclo do Nitrogenio
Curiosidades

Ciclo do Nitrogênio: Importância e Etapas

Este post explica as etapas do ciclo do nitrogênio, desde a fixação até a desnitrificação. Discute a importância desse ciclo para os ecossistemas e a agricultura, além de abordar os impactos da atividade humana sobre o ciclo natural do nitrogênio.

Fotossíntese
Biológicas

Fotossíntese: Processo e Importância para os Ecossistemas

Este post aborda o processo da fotossíntese, explicando as fases clara e escura, os pigmentos envolvidos e a importância desse processo para a vida na Terra. Discute também a relação da fotossíntese com a produção de oxigênio e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!