Conservação dos ecossistemas costeiros

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Conservação dos ecossistemas costeiros para entender, primeiramente, precisamos compreender que os ecossistemas costeiras e os recifes de coral estão entre os ecossistemas biologicamente mais ricos do planeta. Servindo como berçários e locais de alimentação para uma vasta gama de peixes, aves e mamíferos marinhos. São os habitats únicos formados por plantas e outros organismos que podem prosperar nas fronteiras entre o oceano e a terra, onde devem viver em água salgada e nas mudanças das marés.

Ao atuar como uma barreira, esses habitats também ajudam a proteger as costas dos impactos climáticos, como o aumento do nível do mar e as tempestades. E as zonas costeiras em particular – como manguezais– podem desempenhar um papel nos esforços globais para mitigar a mudança climática porque são altamente eficazes no sequestro de carbono.

Assim como as florestas, muitos desses ecossistemas costeiros estão repletos de plantas que ajudam a regular a temperatura da Terra. À medida que as plantas desses ecossistemas crescem, elas extraem carbono do ar e o armazenam em seus tecidos, raízes e no solo abaixo delas.

Serviços ecossistêmicos

Um grande número de bens e serviços são fornecidos pelo ambiente que nos rodeia, especificamente, os vários ecossistemas. Alguns desses bens, facilmente reconhecidos, enquanto o reconhecimento de muitos outros, relativamente menos aparentes, veio com o tempo.

Os primeiros incluem alimentos, madeira e água doce, enquanto os últimos incluem serviços variados que vão desde a polinização até o controle de doenças e regulação do clima.

Os ecossistemas de mangue ao longo da costa fornecem o habitat para peixes e moluscos que capturados e consumidos localmente (e, portanto, considerados serviços locais). Em contraste com o oxigênio liberado pelos manguezais na atmosfera e o carbono que eles sequestram, considerados serviços globais.

A lista de serviços que os ecossistemas fornecem pode ser longa e confusa. Assim, esses serviços ecossistêmicos são definidos como os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas e há os vários serviços dos ecossistemas classificados em quatro grupos principais:

  1. Os serviços de abastecimento: incluem bens como alimentos, madeira, remédios, dentre outros.;
  2. Serviços de regulação: incluem benefícios como controle de enchentes e purificação de água;
  3. Serviços culturais: são os benefícios não materiais, como enriquecimento espiritual, bem como recreação e educação;
  4. Serviços de apoio: são aqueles necessários para o funcionamento de todos os outros serviços ecossistêmicos e podem variar desde a produção primária até a ciclagem de nutrientes e provisão de habitat.

Tipos de ecossistemas costeiros

Os principais ecossistemas costeiros são:

  • As florestas de mangue: são um tipo de floresta costeira formada por árvores de mangue, que possuem folhas cerosas e raízes características que se projetam alguns metros para fora da água. Essas árvores, que sobrevivem filtrando o sal da água do mar, formam uma densa floresta ao longo da costa e dos rios de maré. As florestas de mangue, encontradas em partes tropicais e subtropicais do mundo, onde fornecem pesca comercial, madeira e outros bens econômicos para as comunidades costeiras.
  • Os pântanos salgados: zonas húmidas costeiras que são inundadas à medida que as marés sobem e descem. Encontrados principalmente em áreas temperadas e latitudes mais altas, eles abrigam gramíneas e arbustos tolerantes ao sal. As salinas fornecem abrigo e locais de reprodução para muitos tipos de peixes e mariscos, bem como um local de descanso para aves migratórias.
  • Os prados de ervas marinhas: formados por ervas marinhas, plantas subaquáticas floridas com folhas longas e finas. Eles formam um tapete denso em águas rasas, com suas raízes ancorando o sedimento abaixo deles no lugar. Assim, esses prados, encontrados desde os trópicos até o Círculo Polar Ártico, abrigam uma grande variedade de peixes e outros animais marinhos.

Outros ecossistemas costeiros, como recifes de ostras e recifes de corais, são formados por animais em vez de plantas. Como ecossistemas costeiros baseados em plantas, esses recifes ajudam a proteger a terra de fortes tempestades.

Como ficará a conservação dos ecossistemas costeiros? Eles estão ameaçados?

Os ecossistemas costeiros e marinhos prestam serviços vitais a sociedade que se deslocam para as costas em busca de uma vida melhor. Sendo a primeira fronteira do oceano, estes ecossistemas estão cada vez mais ameaçados. Embora as zonas úmidas costeiras sejam uma defesa fundamental contra as alterações climáticas, estes ecossistemas são eles próprios vulneráveis às alterações climáticas.

Em teoria, as zonas úmidas costeiras, cujas plantas só podem sobreviver em quantidades específicas de água salgada, poderiam se adaptar ao aumento do nível do mar movendo-se para o interior. Mas se já estiverem à beira de uma encosta íngreme ou de uma área desenvolvida como uma estrada, não terão para onde ir.

E em algumas áreas, a taxa de aumento do nível do mar pode ultrapassar a capacidade das zonas úmidas de acumular solo suficiente para permanecer acima da água. Outrossim, tempestades mais intensas também podem erodir os solos macios de salinas e prados de ervas marinhas. Esses ecossistemas enfrentam outras ameaças mais diretas dos humanos, o que prejudica na conservação dos ecossistemas costeiros ou não.

À medida que nossas cidades se expandem, preenchemos zonas úmidas costeiras para abrir espaço para desenvolvimento e terras agrícolas. Todavia, ante o exposto, temos os trópicos, onde os piscicultores derrubam as florestas de mangue para criar tanques de aquicultura.

Também prejudicamos esses ecossistemas ao dragar canais profundos para os navios navegarem e ao poluir a água com fertilizantes, emissões de carros e ônibus e outros produtos químicos. E isso alimenta ainda mais as mudanças climáticas: quando destruímos os ecossistemas costeiros, o carbono armazenado é liberado na atmosfera como dióxido de carbono que aquece o planeta.

Proteger os ecossistemas costeiros

Há um movimento crescente para preservar esses habitats por todos os benefícios que eles nos proporcionam. Grupos de conservação e outros estão protegendo terras subdesenvolvidas atrás de ecossistemas costeiros para ajudá-los a se adaptar ao aumento do nível do mar. A Holanda começou a escorar alguns dos pântanos salgados em frente a seus diques, para proteger essa infraestrutura e seus cidadãos do aumento do nível do mar. Alguns formuladores de políticas ambientais também propuseram pagar aos proprietários de terras costeiras pelo carbono armazenado nesses ecossistemas para evitar sua destruição.

Em suma, no Brasil, devido a dimensão da nossa Zona Costeira que é uma unidade territorial que se estende, na sua porção terrestre, por mais de 8.500 km, abrangendo 17 estados e mais de quatrocentos municípios, distribuídos do Norte equatorial ao Sul temperado do país.

Além disso, Inclui-se ainda a faixa marítima formada por mar territorial, com largura de 12 milhas náuticas a partir da linha da costa. Com efeito, temos políticas de preservação e conservação e de controle de espécies invasoras como o Coral-Sol e Mexilhão-Dourado.

De toda forma, como esse ecossistema sobre a pressão da aquicultura, pesca, expansão de áreas urbanas e o turismo, poluição, redução dos recursos hídricos, corte de madeira de manguezais, mudanças climáticas e, por isso, eles devem ser preservados e protegidos por meio de políticas públicas, já que apresentam grande importância para os seres vivos.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!