Educação Ambiental: Por que é tão importante?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

educação ambiental
Educação ambiental: o futuro pode depender disso.

O que é educação Ambiental?

A princípio a educação ambiental é um processo que permite aos indivíduos explorar questões ambientais, envolver-se na resolução de problemas e tomar medidas para melhorar o meio ambiente. Como resultado, os indivíduos desenvolvem uma compreensão mais profunda das questões ambientais e têm as habilidades para tomar decisões informadas e responsáveis.

Os principais componentes da Educação Ambiental são:

  • Consciência e sensibilidade para o ambiente e os desafios ambientais.
  • Conhecimento e compreensão do ambiente e dos desafios ambientais.
  • Atitudes e preocupação com o ambiente e motivação para melhorar ou manter a qualidade ambiental.
  • Competências para identificar e ajudar a resolver desafios ambientais.
  • Participação em atividades que conduzam à resolução de problemas ambientais desafios.

Assim a educação ambiental não defende um determinado ponto de vista ou curso de ação. Nesse sentido a educação ambiental ensina os indivíduos a avaliar os vários lados de uma questão por meio do pensamento crítico e aprimora suas próprias habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões.

Educação Ambiental é mais do que apenas informação do meio ambiente:

Educação Ambiental:

  • Aumenta a consciência pública e o conhecimento das questões ambientais
  • Ensina o pensamento crítico aos indivíduos
  • Melhora as habilidades individuais de resolução de problemas e tomada de decisão
  • Não defende um ponto de vista específico

Informação Ambiental:

  • Fornece fatos ou opiniões sobre questões ambientais
  • Não ensina necessariamente o pensamento crítico aos indivíduos
  • Não melhora necessariamente as habilidades individuais de resolução de problemas e tomada de decisão
  • Pode defender um ponto de vista particular

Política Nacional de Educação Ambiental- PNEA

Acima de tudo a  Lei 9.795 / 1999, é a que dispõe sobre a  educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Assim definido no Art. 1º“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Igualmente, a PNEA no seu Art. 2o estabelece a educação ambiental como um “componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal“.

São princípios básicos:

I – o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.

II – a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

III – o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;

IV – a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;

V – a garantia de continuidade e permanência do processo educativo;

VI – a permanente avaliação crítica do processo educativo;

VII – a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;

VIII – o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

 São objetivos fundamentais:

I – o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;

II – a garantia de democratização das informações ambientais;

III – o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;

IV – o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;

V – o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;

VI – o fortalecimento da cidadania, autodeterminação da integração com a ciência e a tecnologia;

VII – o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

Direito a educação ambiental:

A PNEA estabelece que todos têm direito à educação ambiental e que essa precisa ser de forma mais ampla, dessa maneira fica a cargo do:

  • Poder Público, que irá definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente;
  • Às instituições educativas, promover a educação ambiental de maneira integrada;
  • Aos meios de comunicação de massa, colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação;
  • Às empresas, instituições públicas e privadas, promover programas destinados à capacitação dos trabalhadores, visando à melhoria e ao controle efetivo sobre o ambiente de trabalho;
  • E por fim, a sociedade como um todo, manter atenção permanente à formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais.

Por fim, educação ambiental é importante?

A educação é a influência mais poderosa e dominante que se pode usar para mudar o mundo, talvez comprovada por muitos outros estudiosos ao redor do mundo, e é por isso que precisamos nos educar sobre a importância da educação ambiental para tornar o mundo um lugar melhor para viver.

Quando falamos em educação, é muito importante entender porque a educação ambiental é importante. Afinal somos responsáveis pela forma como moldamos nosso meio ambiente, porque somente a conscientização sobre os efeitos nocivos dos danos ambientais pode nos ajudar a construir um futuro seguro para nossos filhos.

Portanto quando somos educados sobre o meio ambiente, devemos identificar nossa responsabilidade como cidadãos globais e fazer uma mudança positiva em nosso planeta Terra, o que nos ajudará a utilizar nossos recursos com mais eficiência e sem prejudicar nosso meio ambiente.

Referências:

Veja mais:

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!