O que é Eficiência Energética

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Eficiência Energética
Eficiência Energética

Eficiência energética é o uso de menos energia para realizar a mesma tarefa ou produzir o mesmo resultado. Assim, residências e edifícios com eficiência energética usam menos energia para aquecer, resfriar e operar eletrodomésticos e eletrônicos, e instalações de manufatura com eficiência energética usam menos energia para produzir bens.

Desta maneira, a eficiência energética é uma das maneiras mais fáceis e econômicas de combater a mudança climática, reduzir os custos de energia para os consumidores e melhorar a competitividade das empresas.Por fim, a eficiência energética também é um componente vital para alcançar emissões líquidas zero de dióxido de carbono por meio da descarbonização.

Como a eficiência energética pode beneficiar o ambiente

Primeiramente, a eficiência energética economiza dinheiro, aumenta a resiliência e a confiabilidade da rede elétrica e oferece benefícios ambientais, comunitários e de saúde. Nesse sentido, reduzir o uso de energia é essencial na luta contra as mudanças climáticas. Dessa maneira, residências e edifícios energeticamente eficientes também estão mais bem equipados para mudar para energia renovável, que não produz emissões nocivas.

Não é incomum questionar exatamente como o uso de eletricidade da sua casa se relaciona com as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Em contraste com a combustão direta de combustíveis fósseis que ocorre quando dirigimos, nem sempre reconhecemos as emissões que entram na atmosfera como resultado do uso diário de eletricidade.

Na maioria dos casos, o dinheiro economizado com a implementação de medidas de eficiência energética se traduz diretamente em menos emissões de GEE devido à natureza da geração de eletricidade. Por exemplo, a eletricidade para iluminação representa cerca de 20% da conta média de eletricidade. Se você substituir suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas de leed poderá reduzir a quantidade de eletricidade que usa para iluminar sua casa em 75%.

Se uma lâmpada incandescente fosse substituída por uma lâmpada CFL em todos os lares, isso economizaria eletricidade suficiente em um ano para abastecer 3 milhões de lares, o que reduziria as emissões anuais no equivalente a tirar 800.000 carros das ruas. As lâmpadas fluorescentes compactas também oferecem benefícios ambientais na redução das emissões de mercúrio, combatendo uma preocupação crescente em habitats de água doce e marinhos.

Por que é importante usar menos energia?

Usar menos energia por meio de medidas de eficiência é bom para a economia e para o seu bolso. Ao reduzir a quantidade de energia necessária para determinadas tarefas, a eficiência energética também é boa para o planeta. Pode ajudar a reduzir a poluição do ar e da água causada por certos tipos de geração de energia e evitar impactos negativos em ecossistemas críticos. Também pode aliviar o estresse na rede elétrica.

Exemplos de Eficiência Energética

Comece pequeno desligando os eletrônicos, ajustando as configurações da TV, ajustando as configurações de temperatura e definindo temporizadores. Cace “vampiros de energia” que consomem eletricidade mesmo quando ociosos.

Procurar modelos rotulados com o sele de eficiência energética, ou seja, produtos que consomem menos para produzir mais.

À medida que as mudanças climáticas alimentam condições climáticas mais extremas, mais e mais pessoas estão se movendo para comprar seu primeiro ar-condicionado. Este é o melhor momento para você comprar uma bomba de calor que pode substituir o AC padrão e o forno e ajudar a reduzir sua conta de luz.

Impactos ambientais relacionados a energia

Os problemas energéticos e ambientais estão intimamente relacionados, uma vez que é quase impossível produzir, transportar ou consumir energia sem um impacto ambiental significativo. Os problemas ambientais diretamente relacionados à produção e consumo de energia incluem poluição do ar, mudança climática, poluição da água, poluição térmica e disposição de resíduos sólidos.

A emissão de poluentes atmosféricos a partir da queima de combustíveis fósseis é a principal causa da poluição do ar urbano. A queima de combustíveis fósseis também é o principal contribuinte para a emissão de gases de efeito estufa. Diversos problemas de poluição da água estão associados ao uso de energia. Um problema são os derramamentos de óleo.

Em todas as operações de manuseio de petróleo, existe uma probabilidade finita de derramamento de óleo na terra ou em um corpo de água. A mineração de carvão também pode poluir a água. As mudanças no fluxo das águas subterrâneas produzidas pelas operações de mineração muitas vezes colocam águas não poluídas em contato com certos materiais minerais que são lixiviados do solo e produzem uma drenagem ácida da mina.

Os resíduos sólidos também são um subproduto de algumas formas de uso de energia. A mineração de carvão requer a remoção de grandes quantidades de terra, bem como de carvão.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!