Eficiência Energética

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Eficiência Energética
Eficiência Energética

Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Nesse sentido, o tema eficiência energética merece a atenção da sociedade como um todo. Uma vez que o objetivo é otimizar processos para evitar o desperdício de energia,

O uso eficiente da energia pode gerar economia, reduzir custos e, principalmente, contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente. Assim, quando se discute energia, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia.

O que é eficiência energética? 

Em resumo, eficiência energética é diminuir o gasto de energia para produzir a mesma quantidade de produtos. Ao mesmo tempo, também busca reduzir o gasto financeiro com energia. Assim, é necessário investir em processos e produtos energeticamente eficientes.

A princípio algumas usinas, ainda, usam combustíveis fósseis para produzir energia. Nesse sentido, a queima desses combustíveis produz poluentes e gases responsáveis pelo efeito estufa. Sendo assim, usar a energia de forma mais eficiente é, reduzir o volume de emissão dessas substâncias na atmosfera e contribuir com o meio ambiente.

Um exemplo bem comum de redução de energia são as lâmpadas de LED, elas são as mais eficientes uma vez que transformam energia elétrica em luminosa sem grande geração de energia térmica. Assim, essa geração de calor é uma evidência de desperdício de energia sendo muito comum nas lâmpadas incandescentes.

No setor industrial, existe uma preocupação em adotar ações de eficiência energética em seus processos e produtos. No setor de construção, por exemplo, é crescente o uso de materiais que possibilitam a redução do consumo de energia, seja pela estrutura ou pela escolha de equipamentos mais eficientes.

E na indústria automotiva, uma tendência crescente tem sido a fabricação de carros que consumam menos combustível e tenham o mesmo rendimento, como é o caso dos carros híbridos ou totalmente elétricos.

Os benefícios da eficiência energética

Usar bem a energia é uma forma inteligente de gerir adequadamente as demandas e melhorar a produtividade em qualquer contexto, tanto na área ambiental como na econômica.

Dentre os muitos benefícios da eficiência energética podemos citar:

Redução dos impactos ambientais

Melhorar a eficiência energética reduz a necessidade de geração de mais energia adiando a necessidade de construção de novas usinas e também contribui para redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e outros poluentes.

Gera redução de custos e economia

O custo com energia elétrica é muito alto tanto para produção industrial quanto para a população em geral, o aumento da eficiência reduz o custo e possibilita maior economia.  

Para as empresas, adotar processos mais eficientes na produção se traduz em redução de custos, aumento da produtividade e dos lucros.  

O papel da indústria na eficiência energética

Apesar dos benefícios já expostos para a indústria com a adoção de medidas de eficiência energética, sua aplicação no Brasil ainda é considerada tímida.

A eficiência energética é dos esforços do processo conhecido globalmente como transição energética, que significa a passagem de uma matriz em que predomina a utilização de combustíveis fósseis, com elevada emissão de gases de efeito estufa (GEE), para uma ancorada em fontes renováveis e com baixa emissão de carbono.

A promoção por parte dos países de um conjunto de inovações e transformações na forma como produzem e consomem a energia é uma das bases para a consolidação de uma economia de baixo carbono.  

Este é um dos pilares da estratégia definida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e apresentada na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, como um dos principais ativos do País em sua agenda ambiental.

Um dos projetos desenvolvidos em  parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e as indústrias, é o Programa Aliança que visa à competitividade e a sustentabilidade das empresas.

O uso racional de energia é crucial para diminuir os custos de produção e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Cada um de nós podemos contribuir com a eficiência energética

ada um de nós pode contribuir para um uso mais eficiente da energia, buscando equipamentos mais eficientes, ou seja, aqueles que usam menos recursos para proporcionar a mesma quantidade de energia útil.

Com o objetivo de promover o uso eficiente de energia elétrica, foi criado o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro. Ele fornece as informações sobre a  eficiência energética dos equipamentos. Desta forma, na hora de comprar um equipamento, poderemos escolher o mais eficiente. Essa etiqueta também estimula a fabricação de produtos cada vez mais eficientes. 

Selo Proce e Conpet

Especificamente para eletricidade, existe o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel. Coordenado pela Eletrobras, o programa tem como seu principal símbolo o Selo Procel.

Selo Procel indica ao consumidor os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro da sua categoria (ventiladores de teto, lavadoras automáticas, geladeiras). Assim, se você for a uma loja para comprar um eletrodoméstico e escolher aquele com o selo Procel, saberá que este produto consome menos energia que outro equivalente sem o selo, proporcionando economia na conta de eletricidade e acarretando menos impactos no meio ambiente.

Por outro lado, os fabricantes de produtos como: lâmpadas, TVs, aparelhos de ar-condicionado, etc. tentam fazer produtos cada vez mais eficientes para receberem o selo Procel, beneficiando toda a sociedade.

Enquanto a etiqueta do Inmetro informa a classificação dos produtos, o Selo Procel indica que aquele produto que recebeu o selo se destaca em eficiência energética.

É importante observar, na hora de comprar, se os equipamentos possuem este selo, principalmente para os equipamentos de maior consumo mensal. 

Também existe um programa para o uso eficiente dos combustíveis, o Conpet. O Selo Conpet de Eficiência Energética é concedido a fogõesaquecedores de água a gás e carros, destacando sua eficiência energética. Você também pode procurar o selo Conpet na hora de comprar esses produtos.

Além de buscar equipamentos mais eficientes, os cidadãos podem fazer a diferença para o meio ambiente utilizando a energia de forma consciente, evitando desperdícios. Com pequenas mudanças de hábito, é possível economizar na conta de luz, gás ou combustível de automóveis.

Fazendo a nossa parte

Com o aumento da eficiência energética e o uso consciente de energia, serão necessários menos recursos naturais para gerar energia, com menores impactos negativos ao meio ambiente.

Vejam algumas dicas fáceis de serem aplicadas no nosso dia a dia:

  • Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.
  • Terminou de utilizar o computador ou de ver televisão? Então desligue.
  • Utilize o chuveiro elétrico na posição correta: “verão” quando o tempo estiver quente e “inverno” quando estiver frio.
  • Evite banhos prolongados, economize água.
  • Ao comprar novos equipamentos para casa, sempre lembre seus pais de optarem por aqueles com selo Procel ou Conpet.
  • Não abra a porta da geladeira sem necessidade, nem a deixe aberta por muito tempo. Afinal, geladeira não é TV para ficar assistindo.
  • Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer.
  • Não deixe as torneiras pingando e verifique se as descargas estão vazando.

Referências:

Veja Mais:

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!