Eletrodo Revestido: Principais Tipos de Revestimento

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Soldagem por Eletrodo Revestido

A soldagem por eletrodo revestido é uma operação de soldagem muito versátil, pois há inúmeros revestimentos que são adequados para cada necessidade da operação de soldagem.

A partir do tipo de revestimento se faz a classificação e a nomenclatura dos eletrodos. Os principais tipos de revestimento de eletrodo são o revestimento oxidante, básico, rutílico, ácido e celulósico.

Revestimento Oxidante

Os revestimentos oxidantes contêm geralmente óxidos de ferro, de silício e silicatos em sua composição. Os eletrodos revestidos desta categoria formam uma solda de bom aspecto visual, apesar de suas características mecânicas serem baixas. Seu efeito oxidante reduz os teores de manganês e silício próximo à junta, além de formar uma escória espessa e que pode se destacar por si própria.

É um tipo de eletrodo pouco utilizado, já que possui baixa penetração e é empregado geralmente apenas na posição plana.

Revestimento Básico

Carbonatos, desoxidantes, fudentes e denitriturantes constituem os revestimentos básicos. Estes eletrodos revestidos fornecem uma solda de alta qualidade e com teor muito baixo de hidrogênio.

Este revestimento é muito sensível à umidade, de forma que seu armazenamento em locais secos e geralmente passam por estufas antes da sua utilização.

A penetração deste tipo de eletrodo é boa, porém o arco elétrico que apresentam é inferior ao dos outros tipos de eletrodo.

Revestimento Rutílico

O óxido de titânio, a ilmenita, ferro-ligas e silicatos formam o revestimento rutílico. Este eletrodo revestido é empregado para soldagem em qualquer posição, gerando um cordão de boas características mecânicas e bom aspecto. O arco elétrico possui boa estabilidade e também forma uma escória que pode ser destacada naturalmente.

Por outro lado, a penetração no uso deste tipo de eletrodo é média ou baixa, por isto é um eletrodo empregado principalmente em peças pequenas e chapas finas.

Revestimento Ácido

Os revestimentos ácidos são muito semelhantes aos revestimentos rutílicos, já que possuem os mesmos componentes com excessão do óxido de titânio.

A escória formada por este tipo de eletrodo revestido possui grande quantidade de silicatos e óxidos, que removem o oxigênio e o nitrogênio da poça de fusão.

Há certa limitação no uso destes eletrodos em algumas posições, especialmente na soldagem em ângulo, pois estão sujeitos à fissuração à quente.

Revestimento Celulósico

Este tipo de eletrodo revestido contém produtos celulósicos voláteis, além de silicatos e ferro-ligas. A principal vantagens deste eletrodo é a proteção da poça de fusão por meio de gases redutores resultantes da operação.

Dentre as vantagens, estão a sua alta penetração, sua escória de baixo volume facilmente destacável e a proteção gasosa gera uma solda de alta qualidade.

Ao contrário dos revestimentos básicos, porém, o teor de hidrogênio na solda é alto e o aspecto do cordão de solda é ruim.

Veja também:

https://blog.meuguru.net/soldagem-arco-eletrico

https://blog.meuguru.net/funcoes-do-revestimento/

Outros Artigos

biologia-o-que-mais-cai-no-enem.
Atualidades

Biologia o que mais cai no ENEM?

Biologia no Enem é um tema bastante amplo e possui um peso significativo na prova e merece total atenção. Descubra como gabaritar aqui!

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico
Engenharias

Derivadas: Pontos críticos

Derivadas é a análise de taxas de variação. Quando calculamos a derivada de uma função em um ponto específico.

Legal

® 2021-2024 Meu Guru | 42.269.770/0001-84 • Todos os direitos reservados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!