Endocrinologia Clínica: Conceitos básicos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A endocrinologia é a ciência que estuda os hormônios desde a sua formação, atuação e mecanismo de ação nos diferentes tecidos biológicos. É um estudo derivado da fisiologia humana pois seu campo de atuação é vasto. O sistema endócrino é composto por órgãos que tem como função produzir substâncias capazes de modificar o metabolismo. Desse modo, o entendimento acerca da endocrinologia é muito importante, já que muitas funções são regidas pelos hormônios. Portanto, a endocrinologia clínica têm a missão importante de elucidar patologias relacionados ao sistema endócrino.

Desse modo meu caro leitor, relembre conceitos básico acerca da endocrinologia.

Responsável pela endocrinologia clínica

O profissional responsável pela endocrinologia é o endocrinologista. Sua formação é a medicina com especialização em endocrinologia e metabologia, todavia outras classes dá a saúde pode se especializar com finalidade científica. Na atividade clínica com fins diagnósticos, o médico é o responsável pela conduta perante ao paciente. No entanto, na atividade laboratorial, o encarregado pela função é o biomédico ou farmacêutico bioquímico. Portanto, a união dessas classes profissionais, resultará no melhor diagnóstico, qualidade de resultados de exames e na plena saúde do paciente.

Conceito de endocrinologia Clínica

Acerca do entendimento da endocrinologia e seus assuntos, aborda-se várias temáticas em relação as glândulas e seu produto, hormônio. Desse modo, conhecer profundamente o funcionamento hormonal, têm a sua importância devido em relação as patologias. Sendo assim, a endocrinologia clínica, considerara por muitos autores como uma ciência derivada da bioquímica clínica e o seu estudo da fisiologia humana.

Principais temas abordados na endocrinologia clínica

Através dos estudos realizados na endocrinologia, tais como o eixo hipófise-hipotálamo, pâncreas, adrenal, fígado dentre outras. Sendo assim, podemos aprender sobre o seu funcionamento normal, ou seja, a fisiologia. Desse modo, no entendimento do mecanismo fisiológico, podemos descobrir o que está acontecendo de errado com o organismo. Portanto, para isso vou elucidar de forma básica e ao mesmo tempo direta para o melhor entendimento acerca do assunto.

Eixo hipófise-hipotálamo

Esse eixo neuronal, formado pela união funcional de duas glândulas, a hipófise e hipotálamo. Constituem um dos maiores sistemas de regulação hormonal do corpo humano. Desse modo, quando saem funcionamento normal, podem ocorrer diversas patologias importantes que podem prejudicar o paciente ao longo da vida. Portanto as principais doenças são: hipertireoidismo ou hipotireoidismo, infertilidade, depressão, ansiedade, dentre outras.

Pâncreas

É a glândula mais importante para o nosso organismo. Único exemplo glandular do tipo misto. Produz hormônios que vão atuar tanto na digestão de alimentos, quanto na utilização da glicose. Desse modo, quando essa glândula, estiver com seu funcionamento prejudicado, muitas desordens patológicas podem acontecer. Portanto, as principais são: diabetes, má digestão e má absorção de nutrientes, principalmente carboidratos e lipídios.

Adrenal

É a glândula que fica localizada superiormente aos rins. Tem função inteiramente endócrina. Sendo assim, seus principais hormônios produzidos são o cortisol e aldosterona. Desse modo, o cortisol, conhecido como um anti-inflamatório natural e aldosterona está relacionada ao controle da pressão arterial sistêmica. Portanto, deficiência causada nesta glândula resultará em processos inflamatórios importantes e no aumento da pressão arterial.

Portanto, gurunauta, se esta afim de conhecer mais sobre a endocrinologia clínica, não deixe de acompanhar nosso blog. Pois nessa seção, você verá assuntos pouco abordados em sala de aula, que vão te auxiliar na sua vida acadêmica. Te espero aqui, mete bronca!!

Outros Artigos

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

contato@meuguru.com

CNPJ 42.269.770/0001-84

Nos siga nas redes!